28/12/2019 18h29

Álvaro Almeida: 2019 foi positivo para os produtores alagoanos

Estado conquistou feitos significativos para os produtores locais, trazendo a esperança de um próximo ano de crescimento.

Alvaro Almeida, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas

Mesmo com dificuldades expressivas, o ano de 2019 trouxe bons resultados e grandes avanços para o segmento rural em Alagoas. Por meio das ações de fomento da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AL), o Estado conquistou feitos significativos para os produtores locais, trazendo a esperança de um próximo ano de crescimento.

Neste ano, Alagoas recebeu visitas importantes para exigir reivindicações pertinentes relacionadas ao setor agropecuário no Estado, evidenciando o encontro com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e com o Vice-presidente do país, General Hamilton Mourão.

De acordo com o presidente da Faeal e do Conselho Administrativo do Senar/AL, Álvaro Almeida, as ações realizadas são obrigações dos órgãos, que atuam com a missão de defender e acompanhar as dificuldades dos produtores. “Com a visita da ministra, conquistamos resultados positivos. Estamos com o AgroNordeste assinado para o nosso Estado e totalizando oito municípios inseridos, com sede em Batalha, que serão beneficiados a partir dos recursos disponibilizados e por meio das parceiras entre instituições como o Sebrae, Mapa e Governo do Estado. Através disso, iremos ajudar, principalmente, o semiárido, que carece de uma assistência maior”, assegura Almeida.

Mais um avanço no ano também aconteceu no meio canavieiro de Alagoas. Registrando uma queda na produção de cana de açúcar, saindo da casa das 27 milhões de toneladas para 13 milhões, hoje, o Estado conseguiu a recuperação do setor, voltando ao patamar das 18 milhões de toneladas. “Esse progresso é muito importante para Alagoas. A lavoura de cana de açúcar sempre foi, é e será muito importante para a economia do Estado. Dependemos muito dessa cultura e não podemos prescindir de expandir as plantações buscando lucros e desenvolvimento para a região”, pontua o presidente.

A crise do leite também foi um assunto debatido pela Faeal em 2019. Através da intervenção da entidade, o Governo de Alagoas permitiu, através da Secretaria da Fazenda, que o leite alagoano fosse transferido para o estado de Sergipe sem a cobrança de ônus fiscal, apenas com a obrigação do retorno de outros produtos, vindo do estado, para Alagoas. “A partir dessa parceria, uma empresa de Sergipe, a Natville, já está captando aproximadamente 50 mil litros de leite diários, produzidos pelos municípios da bacia leiteira de Alagoas com a isenção de ICMS. Isso resultou em outro progresso. A Natville entusiasmada com a capacidade do produtor rural de Alagoas e com a aceitação do Governo do Estado para sua atuação, irá se estabelecer, em União dos Palmares, para realizar, inicialmente, a captação de 100 mil litros de leite diários. Isso é muito bom para o segmento do leite”, explica Álvaro Almeida.

Outras progressões consagradas pelas lutas da Faeal e do Senar/AL, em Alagoas, se deram pela solicitação ao Secretário da Fazenda, Dr. George Santoro, para a redução do ICMS cobrado sobre o milho alagoano vendido para outros estados e a permissão do Governador Renan Filho para que os produtos das indústrias alagoanas pudessem ser revendidos internamente, quebrando o contrassenso existente onde apenas indústrias de outros estados estavam capitalizando produtos em Alagoas.

Um assunto pertinente em Alagoas é a entrega do matadouro regional de Viçosa, uma iniciativa que precisa ser colocada em execução pela importância que apresenta para o cenário da agropecuária no Estado. Para o presidente, Álvaro Almeida, é fundamental o apoio do Governo Estadual e dos órgãos envolvidos para que o projeto consiga entrar em funcionamento. “Contamos com o apoio do Governador Renan Filho para colocar em prática os serviços do matadouro. Foi visível a preocupação do parlamentar quando aconteceu o atraso nas obras, agora, através de sua ajuda, datamos o início de janeiro como o período de abertura do espaço, que vai facilitar a vida dos pecuaristas da região”, ressalta Almeida.

Fazendo o balanço do ano, foram inúmeras as ações realizadas pela entidade em prol do produtor alagoano. Segundo o presidente, o saldo é positivo, mesmo as dificuldades que se fizeram presente em 2019. “É natural que estamos em uma vida muito dinâmica. Nossos problemas surgem a cada instante e estamos na busca pelas soluções. O que na verdade prometemos para 2020 é fazer muito mais, com a ajuda dos governantes, com a compreensão da sociedade, com a participação do produtor rural e do pecuarista de Alagoas para que juntos possamos contribuir cada vez mais com o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, finaliza Álvaro Almeida.

-
TAGS:

Deixe o seu comentário