10/09/2013 10h51

Pagamento do ITR poderá ser feito sem juros até dia 30 de setembro

Proprietários que já declararam o ITR devem levar uma cópia da declaração do ano anterior até a sede da Federação de Agricultura do Estado de Alagoas (Faeal)

Proprietários alagoanos precisarão pagar ITR até 30 de setembro

Até o último dia do mês de setembro, estará aberto o período para pagamento do Imposto Territorial Rural (ITR), que iniciou no dia 19 de outubro. Deverá declarar o ITR todo contribuinte que se caracteriza por ser proprietário, titular de domínio útil ou possuidor de qualquer título de imóveis localizados fora das áreas urbanas dos municípios.

Os proprietários que já declararam o ITR devem levar uma cópia da declaração do ano anterior até a sede da Federação de Agricultura do Estado de Alagoas (Faeal), no bairro do Jaraguá. Para os que irão declarar o imposto pela primeira vez, deverão comparecer a Federação com algum documento da propriedade para solicitar a via de pagamento. Outra forma de realizar a declaração é por meio de software disponível no site da receita federal. O programa possui ícones de fácil acesso para a realização de todas as etapas necessárias do procedimento, como o preenchimento de informações sobre o imóvel – como NIF e área total –, dados do contribuinte e atividade pecuária.

A Coordenadora do Departamento Sindical da Federação, Carla Lima, ressalta que os proprietários que perderem o prazo terão acréscimos de multas e juros para quitar o imposto. “A Faeal está dando todo o auxílio necessário para que os proprietários realizem o pagamento no período estipulado. E é importante frisar que, se houver débitos de anos anteriores, eles também podem ser quitados, regularizando assim a situação do proprietário”, afirmou a coordenadora.

Deixe o seu comentário