20/09/2013 8h51

Empresários alagoanos conhecem linha de crédito para laticínios

Atividade integra o cronograma de ações da parceria entre a Desenvolve e a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas

Empresários conhecem a linha de crédito

 

Dando continuidade às atividades da parceria entre a Desenvolve – Agência de Fomento e a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), empresários alagoanos estiveram reunidos, nesta quarta-feira (18), com representantes das duas instituições para conhecer as especificidades da linha de crédito que vai atender às demandas dos laticínios inseridos no Programa do Leite.

Segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, com essa ação a instituição está reforçando o seu trabalho voltado para o fortalecimento e estruturação das cadeias produtivas do estado. “Este é um dos principais objetivos da Desenvolve que, através do grande incentivo do Governo de Alagoas, através do secretário Luiz Otavio Gomes, vem ganhando mais força e aumentando o seu leque de serviços”, destacou.

Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, com a formalização desta nova linha de crédito, o estado está dando um pontapé inicial no processo de reestruturação da bacia leiteira de Alagoas. “Esta ação da Desenvolve vai agregar valor à cooperativa, uma vez que está abrindo caminho e solucionando um dos grandes gargalos, que é o acesso ao crédito”, destacou.

Crédito rotativo

A nova linha de crédito da Desenvolve vai beneficiar 12 pequenos laticínios ligados à CPLA e inseridos no Programa do Leite. Os interessados poderão solicitar um financiamento na instituição de ate R$ 170 mil com taxa de 1,6% ao mês e prazo para pagamento de 45 dias.

“Esta linha é de crédito rápido, pois a operação é de liquidação baixa, visando à criação de um fundo rotativo que vai beneficiar os investimentos nos laticínios entre os pagamentos do programa do leite”, explicou Fábio Leão.

Para o empresário Everaldo Alves, do laticínio Easa , em Major Isidoro, esta linha de crédito apareceu em uma boa hora. “Estaremos proporcionando um aumento da produção, o que vai beneficiar a melhoria do atendimento das demandas. Além de que, financeiramente, é uma vantagem muito grande para os nossos negócios, que estarão recebendo investimentos de fácil acesso e com poucos juros”, enfatizou.

De acordo com o diretor de Operações da Desenvolve, Maurício Cominotti, a linha de crédito da Agência de Fomento de Alagoas tem na facilidade de acesso o grande diferencial. “Além disso, nossas operações são todas acompanhadas, o que vem garantindo o desenvolvimento sustentável dos nossos clientes”, esclareceu.

Programa do Leite

O Programa do Leite em Alagoas ajuda atualmente 80 mil famílias que vivem em situação de insegurança alimentar, doando um litro de leite diariamente a cada uma delas.

Além do caráter assistencial, a iniciativa ainda garante estabilidade à renda e maior formalização da agricultura familiar ao comprar o leite dos pequenos produtores, os quais se organizam em associações e cooperativas na busca por assistência técnica e melhor qualidade do produto. No caso da CPLA, são quase 3.000 produtores beneficiados e com seu leite valorizado no mercado.

Em Alagoas, a CPLA é uma das principais entidades intermediadoras do acesso do pequeno produtor às políticas públicas do Programa do Leite, gerido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

Pequeno produtor

Paralelamente a esta ação, a Desenvolve e a CPLA formalizaram também uma outra linha de crédito que está voltada para o financiamento de pequenos pecuaristas.

Desta vez, serão beneficiados mais de dois mil produtores de todo o estado alagoano. O limite de retirada é de até R$ 15 mil com uma taxa de juros de 1% ao mês e pagamento em até 24 vezes.

A Desenvolve é uma instituição financeira ligada ao Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

TAGS:

Deixe o seu comentário