04/12/2012 8h46

BNB e Emater promovem capacitação para crédito do Pronaf Estiagem

Curso pretende treinar técnicos para a elaboração de propostas de crédito ao Banco do Nordeste

Agreste e Sertão sofrem com a falta de chuvas

O Banco do Nordeste e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (Emater) realizam hoje às 9h, na Gerência Regional da Seagri em Arapiraca, o curso de capacitação para técnicos que atuam nos municípios alagoanos que estão em Estado de Emergência por conta da seca.

O curso pretende treinar os técnicos para a elaboração de propostas de crédito ao Banco do Nordeste, uma das etapas do processo necessário para o produtor enquadrado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ter acesso aos recursos destinados a minimizar os danos da estiagem. Por meio da proposta de crédito o agricultor familiar apresenta sua necessidade de financiamento e define a capacidade de pagamento da unidade produtiva.

Para o gerente Estadual do Pronaf, da Superintendência do Banco do Nordeste em Alagoas, Manoel Roberto Muniz, a iniciativa é essencial para promover um maior acesso ao crédito do Programa Emergencial Estiagem 2012, lançado pelo Governo Federal. “Recentemente, obtivemos a informação de que o Programa continua até fevereiro de 2013, sendo uma ótima oportunidade para os agricultores que fazem parte dos 36 municípios alagoanos com Estado de Emergência reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional”.

Programação

A capacitação será conduzida pelo técnico da Central de Apoio Operacional do Banco do Nordeste, José Roberto Costa Silva, e pelo Gerente de Negócios da Superintendência Estadual de Alagoas, José dos Santos Melo.

São esperados 30 técnicos que atuam nas regionais da Secretaria Estadual de Agricultura, que atende todos os municípios que decretaram Estado de Emergência.

Na programação, constam temas como a planilha específica do BNB para a elaboração das propostas de crédito, os normativos vigentes e a documentação necessária para o acesso ao crédito.

 

Aplicações

 

Até novembro passado, o Banco do Nordeste já aplicou cerca de R$ 52 milhões no âmbito do Programa Emergencial Estiagem, sendo que R$ 36,5 milhões foram destinados aos agricultores enquadrados no Pronaf.

“O valor já ultrapassou a expectativa do BNB para o Estado, e perspectiva é o aumento desse crédito, principalmente com a parceria de instituições como a Emater, e de iniciativas com essa capacitação”, declara Muniz.

Entre as vantagens do crédito, destacam-se juros de apenas 1 % ao ano, com bônus de adimplência de 40 % para os agricultores familiares que efetuarem o pagamento até o vencimento de cada parcela; prazo de 10 anos para pagamento com até três de carência; possibilidade de acessar o crédito independente das operações já contratadas, desde que adimplentes; utilização de procedimento simplificado para agilizar o processo de crédito e prioridade na contratação dessas operações considerando a situação emergencial.

 

 

 

 

Deixe o seu comentário