02/12/2019 11h48

Banco do Nordeste lança programa para incentivar bananicultura no Leste Alagoano

Ações de fortalecimento da cadeia produtiva da bananicultura beneficiam três municípios

Cultivo de banana avança em Alagoas

 

O Banco do Nordeste lança, na próxima quinta-feira, 28, às 8h30, no auditório da Gerência Regional de Educação de União dos Palmares, o Plano de Ação da Bananicultura do Território Leste Alagoano. Inserido no Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do BNB, o plano beneficia os municípios de União dos Palmares, Branquinha e Santana do Mundaú, todos localizados no leste alagoano. As ações incluem capacitação, acesso a crédito e incorporação de tecnologia.

Quatro territórios de Alagoas já contam com a presença do Prodeter, beneficiando a bovinocultura de leite no Baixo São Francisco, Bacia Leiteira Alagoana e Médio Sertão Alagoano e a caprinocultura de leite, no Agreste do Estado.

Para o gerente executivo da Superintendência Estadual do BNB em Alagoas, Manoel Roberto Muniz, “o objetivo é tornar a cadeia produtiva da bananicultura naquele território mais competitiva, gerando inclusão produtiva, ocupação e renda, além de melhorar as condições de vida das famílias dos produtores rurais participantes do Prodeter”.

O Plano de Ação da Bananicultura tem consonância com o Plano Agronordeste e com o Programa Rota da Fruticultura, ambos do Governo Federal, que visam ao incremento de atividades produtivas no meio rural. “No caso do Leste Alagoano, os atores locais, produtores e representantes de instituições parceiras decidiram pelo fortalecimento da bananicultura, por entenderem que a atividade tem potencial de crescimento e necessita de melhor estruturação na região”, esclarece Muniz.

Ao fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas, o Prodeter incorpora inovações tecnológicas, potencializa a cooperação entre agentes institucionais e econômicos no processo de desenvolvimento territorial, promove a articulação de políticas públicas para o desenvolvimento local e territorial e propicia o financiamento integrado e orientado das atividades produtivas.

No Leste Alagoano, o Comitê Gestor do território é formado, além do Banco do Nordeste, pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e pelas secretarias municipais de Agricultura, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Associações de Produtores Rurais dos municípios de União dos Palmares, Santana do Mundaú e Branquinha.

 

Serviço

Lançamento do Plano de Ação da Bananicultura do Território Leste Alagoano

Quinta-feira, 28, às 8h30

Auditório da Gerência Regional de Educação de União dos Palmares (Av. Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, 57, Município de União dos Palmares)

TAGS:

Deixe o seu comentário