06/04/2019 9h32

Codevasf apresenta potencial do mercado de fruticultura

Evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em Alagoas

 

Codevasf apresenta potencialidades para autoridades e população em Palmeira dos Índios

As potencialidades do mercado de fruticultura nos âmbitos local, estadual e internacional foram apresentadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) durante as atividades da Oficina de Planejamento da Rota da Fruticultura. O encontro é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com diversos parceiros estaduais e locais. A oficina ocorre até esta sexta-feira (5), no município de Palmeira dos Índios, que já integra a Rota da Fruticultura em Alagoas com apoio do MDR e da Codevasf.

A exposição da Codevasf foi conduzida pelo assessor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação Luiz Antônio Curado, que destacou a experiência da empresa na estruturação da atividade de fruticultura, a exemplo do município de Petrolina (PE), hoje reconhecido como grande produtor e exportador de frutas. “Para o sucesso do projeto de fruticultura, todos os aspectos devem caminhar juntos, como capacitação, organização e mercado. Esse mercado permitiu que hoje Petrolina tenha um crescimento de 12% ao ano”, apontou.

Para o assessor da Codevasf, o grande desafio para o aproveitamento das potencialidades da fruticultura é a organização dos produtores. “Por incrível que pareça o mercado não é o grande desafio para os fruticultores. Dois grandes desafios são a organização dos produtores e a capacitação dessas pessoas”, defendeu Luiz Antônio Curado.

A oficina teve como objetivo discutir ações e propor diagnósticos e estratégias para estruturação da Rota da Fruticultura, uma iniciativa do MDR que compõem as Rotas da Integração Nacional. As rotas integram as estratégias de desenvolvimento regional do ministério e estão realizando a inclusão produtiva de milhares de famílias em meio rural com a geração de trabalho e renda por meio do cultivo e beneficiamento de frutas em todo país.

O município de Palmeira dos Índios já integra a Rota da Fruticultura com produtores reunidos em associações e cooperativas. Uma delas é a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), uma das realizadoras da oficina do MDR em Alagoas.

O presidente da Carpil, Luciano Monteiro, destacou a importância de unir os governos federal, estaduais e municipais na busca por formular e executar estratégias de desenvolvimento regional e inclusão produtiva. “A integração entre os entes federativos em torno do projeto das Rotas de Integração é o principal destaque dessa oficina. É uma integração entre instituições que já atuam no desenvolvimento rural. Cabe destacar ainda que essa oficina e o estímulo à fruticultura buscam cumprir com as determinações do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional”, declarou.

Além das exposições de temas como o Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura, a Rota da Fruticultura em Alagoas e a inovação tecnológica na área, a programação da oficina contou com a realização de um planejamento estratégico para criação de um Polo de Fruticultura em Alagoas, a definição de comitê gestor do polo e de projetos prioritário e a visita a um projeto de fruticultura na zona rural de Palmeira dos Índios.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Marlan Ferreira, participou da oficina, acompanhado de técnicos da área de Empreendimentos de Irrigação e da unidade de Desenvolvimento Territorial.

O encontro de avaliação e planejamento foi realizado nos dias 3, 4 e 5 no auditório do campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Palmeira dos Índios. A oficina é uma realização do MDR, da Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas (Seagri), da Codevasf, da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios e da Carpil.

TAGS:

Deixe o seu comentário