28/03/2023 8h36

Desenvolvimento Sustentável orienta sobre descarte correto de pilhas e baterias

Cidadão pode descartar sua pilha ou bateria nas principais redes de supermercados

Descarte correto de pilhas e baterias

 

A desatenção no descarte de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, desde a contaminação do solo e da água, até doenças que podem afetar a quem entrar em contato com um local, no qual estes materiais foram descartados incorretamente.

Por isso, a Prefeitura de Maceió orienta como fazer o descarte correto destes itens, que são encontrados nos resíduos recolhidos pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) em pontos crônicos de descarte irregular da capital.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010, estabelece o incentivo à chamada logística reversa, que consiste em incentivos para que as empresas, governos e consumidores estejam comprometidos em viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos às empresas fabricantes.

Em Maceió, o cidadão pode descartar sua pilha ou bateria nas principais redes de supermercados. Além disso, existem locais que recebem tipos específicos de resíduos sólidos especiais, a exemplo da Qualitec, que tem o contato de (82) 3032-3939, e está localizada na Rua Celso Piatti, 472, Jaraguá.

Conscientização

O perigo no descarte das pilhas e baterias está no fato de que, se descartadas incorretamente, elas podem ser amassadas, ou estourarem, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esta substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável, o que significa que ele não se decompõe, pode contaminar o solo.

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, afirma que a orientação é passada à população nas ações feitas pelo órgão. Porém, falta a cooperação do cidadão.

“Todos os dias nós temos equipes de educação ambiental nas ruas. Entre as orientações passadas para os cidadãos, existe essa sobre o descarte de pilhas e baterias. No entanto, sofremos com a falta de adesão da população, que acaba descartando esse material nos pontos de lixo, prejudicando nosso meio ambiente e até a saúde das pessoas envolvidas no recolhimento”, afirmou.

Como descartar?

A responsabilidade por recolher e encaminhar adequadamente as pilhas após o uso é do fabricante. Portanto, os materiais usados devem ser entregues aos estabelecimentos que comercializam ou às assistências técnicas autorizadas, para que eles repassem os resíduos aos fabricantes ou importadoras. As pilhas e baterias podem ser recicladas, reutilizadas, ou podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente.

“Para evitar transtornos aos coletores e para a própria população, nós pedimos que as pessoas deem a destinação correta para esse resíduo. Assim, iremos preservar a natureza, diminuindo o impacto causado por essas substâncias”, completou o superintendente.

TAGS:

Deixe o seu comentário