02/06/2014 8h54

Slum realiza intensa programação nesta Semana do Meio Ambiente

Atividades festivas, lúdicas e educativas contará com a presença de alunos da Escola Municipal Nosso Lar I, na Ponta Grossa

Slum preparara programação para Semana do Meio Ambiente

Na manhã do dia 02 de junho, as educadoras que integram a Coordenação de Controle Ambiental da Slum realizarão uma ação de conscientização com os funcionários da Coca-Cola, na sede da fábrica, no Benedito Bentes. Na sequência, haverá uma exposição na área de convívio da empresa com produtos confeccionados a partir do reutilização de garrafas PET, como ornamentos, brinquedos e utensílios.

No dia 04, das 9h às 12h, a Slum montará estande na Ferrostaal, empresa localizada nas dependências do Porto de Maceió, para funcionários e visitantes conferirem objetos produzidos com resíduos recicláveis e entender o processo de transformação e reaproveitamento de diversos materiais. A Ferrostaal adota uma política ambiental a partir da doação garrafas de refrigerante e caixas de sucos consumidos no refeitório para cooperativas de catadores.

Já no dia 05 de junho, a partir das 8h, a celebração acontece na Praça Ciro Acioli, em frente à sede da Superintendência, no bairro da Ponta Grossa. A programação inclui atividades festivas, lúdicas e educativas e contará com a presença de alunos da Escola Municipal Nosso Lar I (antigo Hélio Lemos).

“Temos a nossa equipe de educação ambiental trabalhando em conjunto com a equipe da Sempma, procurando fazer esse trabalho junto às escolas porque as crianças o nosso foco hoje”, explica Amália Abreu, superintendente-adjunta da Slum.

Mudas de árvores

Entre as atrações agendadas para o Dia Mundial do Meio Ambiente estão teatro de fantoche, entrega de mudas de plantas – doadas pela Sempma – em vasos recicláveis, brindes como ‘maria-chiquinha’ e brinquedos feitos com garrafas PET e chaveiros produzidos com jornais, além da apresentação de vídeos educativos sobre temas ambientais. A atividade conta com apoio da Sococo, Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

“Nesse dia, os alunos vão receber mudas de árvores. A equipe de educação ambiental fez um recipiente com material reciclável, mostrando a importância de não jogar o lixo ou material nos rios e na rua; ações que lá na frente o meio ambiente vai agradecer”, ressalta Amália.

Por fim, além de participar do Bairro Vivo, no próximo dia 07, no bairro do Bom Parto, com foco no tema ambiental, a Slum terá estande no evento que será realizado no dia 08, no trecho fechado da Avenida Silvio Vianna, na Praia da Ponta Verde. Na ocasião, além de atividades de sensibilização, as educadoras ambientais irão expor itens produzidos com material reciclável e distribuir broches em formato de flores feitos com sobras de retalhos doadas por lojas de tecidos.

“A Limpeza Urbana tem que andar associada ao Meio Ambiente. Na atual gestão, a Slum tem sido parceira da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) para que possamos educar e conscientizar as pessoas para evitar o descarte inadequado, os crimes ambientais e todas essas questões que prejudicam o meio ambiente”, finaliza Amália Abreu.

Deixe o seu comentário