01/11/2022 9h51

Agreste Saneamento realiza palestra sobre consumo consciente em Arapiraca

Atividade abordou tema para mais de 60 alunos da rede pública do município

Aula ministra sobre a consciência do consumo de água ministrada para alunos da rede pública

Arapiraca, 27 de outubro de 2022 – O dia do consumo consciente, celebrado no último dia 15 de outubro, promove a reflexão sobre os problemas socioambientais causados pelos padrões atuais de consumo. Pensando nisso, a Agreste Saneamento, empresa do grupo Iguá, realizou, nesta quarta-feira (26), uma palestra sobre o tema na escola de ensino fundamental Monsenhor José Soares, localizada no município de Arapiraca.

A ideia da atividade é mostrar a importância de se conviver em harmonia com a natureza e o meio ambiente. Isso significa consumir de maneira responsável e de forma a minimizar os impactos que os produtos, ações e serviços utilizados pelo homem têm na natureza. Mais de 65 alunos entre 12 e 15 anos participaram da palestra.

Para Ângela Lins, diretora geral da Agreste Saneamento, ações como essa fazem com que a empresa, que trabalha diretamente com a captação e tratamento da água que abastece 10 municípios no agreste alagoano, apresente a atuação de responsabilidade socioambiental que lhe caracteriza.

“Nós batemos nessa tecla de convivência harmoniosa com a natureza e com os recursos naturais, porque sabemos que o futuro depende disso e que as mudanças devem começar agora”, frisou.

Ela acredita que a ação tenha um impacto positivo dentro da comunidade, pois, segundo ela, as crianças são agentes transformadores da sociedade e espalham a mensagem que foi ouvida para seus pais, mães, vizinhos e vizinhas. “Construímos a mudança através do exemplo. É importante que as crianças sejam parte ativa e motores dessa transformação”, pontuou.

Sobre a Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento, operação do Grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 2012 – através de uma parceria público-privada (PPP) – com duração de 30 anos. O objetivo é universalizar o acesso da população a água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil pessoas. É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Alagoas, de acordo com a pesquisa realizada pelo Great Place to Work Brasil (GPTW) nos anos de 2018, 2020, 2021 e 2022. Em 2020, recebeu o destaque nacional entre as 100 melhores empresas de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”. Em 2021, recebeu o troféu “Quíron Bronze” no Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS) pelo compromisso com a excelência nos serviços prestados. Já na 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) a operação da Iguá em Alagoas foi premiada nas categorias Inovação Técnica e Sociedade e Consumidores por duas iniciativas desenvolvidas no agreste do estado.

Sobre a Iguá Saneamento                     

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2022, entrou no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil de acordo com o Valor Inovação Brasil, e pelo segundo ano consecutivo esteve posicionada no primeiro quartil no ranking internacional do GRESB Assessment. E em 2021 foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br

Deixe o seu comentário