22/09/2020 9h07

ISAC valoriza a inclusão das Pessoas com Deficiência

Atualmente, o ISAC possui 56 profissionais com deficiência física contratados como CLT

Assessoria de Imprensa

Uma oportunidade para superar os limites e mostrar que é capaz. É assim que Ozilda Gonçalves Dias encara sua deficiência. A técnica de enfermagem que atua na UPA Cidade Nova, em Ananindeua/PA, afirma que a limitação física não impede de desenvolver as atividades diárias com qualidade e excelência.  “Para mim, não existe dificuldades na minha deficiência. Não há barreiras quando você quer e tem objetivos. Nós somos capazes”, afirmou.

Atualmente, o ISAC possui 56 Pessoas com Deficiência (PcD) incorporadas ao quadro laboral. De acordo com o médico Vinicius Menezes, gestor de assistência e qualidade ISAC, além da atitude inclusiva, o colaborador PcD traz para ao ambiente de trabalho mais motivação e humanização. “Os outros colaboradores se inspiraram com a garra e vontade de superar os desafios que esses colegas transmitem. Também conseguimos gerar um ambiente com mais respeito e relações interpessoais mais humanizadas que impactam diretamente num acolhimento de qualidade aos nossos beneficiários. Esse é o Jeito ISAC de cuidar das pessoas”, destacou o gestor.
 Para Barbara Teixeira, trabalhar no ISAC também significa uma oportunidade de ascensão profissional. Após ingressar na instituição como recepcionista, em um curto espaço de tempo a jovem recebeu o convite para atuar no setor administrativo. “Fui muito bem acolhida, não fizeram distinção do meu problema, todos me auxiliam onde eu preciso e, principalmente, me dão oportunidade de crescer e aprender mais. É um enorme prazer fazer parte do ISAC”, declarou.
 Programa Padrinho – Para o melhor acolhimento dos novos colaboradores o ISAC desenvolveu o Programa Padrinho. Nessa estratégia, que tem como objetivo garantir uma melhor integração, um profissional que vai atuar no mesmo setor do funcionário contratado é escolhido para acompanhar e treinar o novo colaborador. O programa voltado para todos os trabalhadores da instituição, facilita o desenvolvimento do colaborador PcD e propicia uma melhor conexão entre os trabalhadores das unidades.
 “Em todos os processos seletivos a gente trabalha com inclusão. Já possuímos processos bem desenhados para o acompanhamento e desenvolvimento do colaborador PcD. Estamos investindo continuamente em capacitações, treinamentos e facilitação do acesso à informação”, explicou Lorena de Fatima Rodrigues Conte, gerente de gestão estratégica de pessoas.
 A aceitação dos colegas e as boas condições para o desenvolvimento das habilidades também ajudaram Cícero Roberto dos Santos a crescer rápido na UPA Benedito Bentes, em Maceió/AL. “Iniciei em abril de 2017 como auxiliar de serviços gerais e em agosto do mesmo ano fui alocado para trabalhar como auxiliar de farmácia. Gosto muito de trabalhar aqui porque me sinto em casa. Sinto que ganhei uma nova família. Essa é uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos seus funcionários e tem me dado oportunidades de crescimento maravilhosas”, celebrou.
 De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo existem 610 milhões de pessoas com deficiência, das quais 386 milhões (63%) fazem parte da população economicamente ativa – de 15 a 64 anos, apta a trabalhar. E todos os meses cerca de 8.000 brasileiros adquirem uma deficiência, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.
TAGS:

Deixe o seu comentário