13/08/2012 10h00

Mercado financeiro eleva pela quinta vez a projeção da inflação

Banco Central, contudo, ainda deve reduzir a taxa de juros para 7,5% na próxima reunião para alavancar a economia

G1

O mercado financeiro elevou pela quinta vez seguida a projeção para a inflação neste ano, para 5,11%, ante 5% na semana anterior, de acordo com a pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira (13).

Nesta semana, foi reduzida a perspectiva para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), para 1,81%, ante 1,85% anteriormente.

Os analistas também mantiveram a perspectiva para a Selic – hoje na mínima histórica de 8% – em 7,25% no final deste ano.

A aposta para a produção industrial cedeu de retração de -0,69% para uma contração de – 1% neste ano.

De acordo com os dados mais recentes disponíveis, a produção da indústria nacional registrou queda de 3,8% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que daqui a duas semanas informa o PIB do segundo trimestre. Antes disso, na sexta-feira, o BC informa seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de junho.

Os analistas mantiveram suas projeções para o crescimento do PIB em 2013, em 4%, mas reduziram as apostas para a expansão da indústria no ano que vem, de 4,4% para 4,3%

Deixe o seu comentário