22/12/2015 10h18

Bovespa avança após forte queda com a fala do ministro Barbosa

Ações da Vale e da Petrobras sobem

O principal índice da Bovespa avançava nos primeiros negócios desta terça-feira (22), após perder mais 4,5% nos últimos dois pregões, com as ações da Petrobras e da Vale entre as maiores contribuições positivas, na esteira do avanço das commodities.

Investidores seguem repercutindo a troca no comando do ministério da Fazenda, tendo como pano de fundo um quadro externo sem tendência clara, enquanto aguardam dados da economia americana e conforme a liquidez diminui com a proximidade do feriado do Natal.

Após subir no início da segunda-feira (21), a Bovespa virou e fechou em queda, acentuando as fortes perdas da sexta-feira, enquanto investidores analisam as primeiras declarações do novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que garantiu que vai perseguir a meta de superávit em 2016 e disse que o governo vai buscar uma idade mínima para a aposentadoria.

O Ibovespa caiu 1,62%, a 43.199, renovando a mínima desde 2009. Na sexta-feira, o índice de referência do mercado acionário local fechou em baixa de 2,98%.

O primeiro pregão da semana, mais curta em razão de feriados do Natal, também marca o início do horário estendido em 1 hora na bolsa paulista, que irá vigorar até 11 de março.

TAGS:

Deixe o seu comentário