02/12/2013 8h20

Codevasf repovoa açude Jacuípe em Igaci

Cerca de 15 mil peixes jovens foram inseridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no açude Jacuípe

Pescadores artesanais acompanham peixamento em Igaci

Bruno Santos/Codevasf

Cerca de 15 mil peixes jovens foram inseridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no açude Jacuípe, município de Igaci, em Alagoas. O peixamento atende a uma demanda da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Igaci, que pretende repovoar o açude com vistas a garantir aos pescadores artesanais do município, e à população em geral, a geração de trabalho e renda e o pescado tradicional da Semana Santa.

Segundo a engenheira de pesca da Codevasf, Socorro Caraciolo, foram inseridos peixes das espécies tambaqui e xira, que poderão ser pescados daqui a quatro ou cinco meses. “O tambaqui, que foi o maior peixe inserido hoje, já deverá estar apto para consumo em quatro ou cinco meses. Já a xira inserida no açude é de um tamanho menor e precisa de um tempo maior para se desenvolver, o que deve ser respeitado pelos pescadores”, explicou.

Os pescadores da Colônia Z-31 de Igaci comemoram o peixamento e já fazem planos para o pescado da Semana Santa de 2014. “Eu e minha família sobrevivemos somente da pesca. Por isso, acho esse peixamento fundamental para aumentar a quantidade de peixes no açude. Já temos o pescado da Semana Santa garantido”, disse Romilto de Barros, 47 anos, que pesca desde criança e hoje desempenha a atividade junto com o filho.

O presidente da Colônia de Pescadores Z-31 Erinaldo Brito afirmou que o peixamento deverá proporcionar trabalho e renda aos pescadores do município quando finalizar o período de recebimento do seguro defeso. “Esse açude é uma importante fonte de renda para essas famílias que tiram sua sobrevivência daqui. Os pescadores de Igaci estão recebendo seguro defeso e, com esse peixamento, nos preparamos para quando acabar o período de benefício voltarmos à pesca”, afirmou. Atualmente, a colônia possui 80 pescadores filiados e 47 recebem o seguro defeso. Eles retiram do açude Jacuípe peixes de espécies como tilápia, xira e tambaqui, além de camarão.

Para o prefeito de Igaci, Oliveiro Torres, o peixamento no açude representa a oportunidade de geração de trabalho e renda para famílias que sobrevivem da pesca artesanal no local. “Para garantir que essa ação tenha resultado gerando renda, os pescadores agora devem fazer seu papel de preservação do rio e dos peixes inseridos hoje até o momento ideal para a pesca. Deve-se respeitar o período de crescimento. Fazendo isso, o pescado e renda estão garantidos, inclusive para a próxima Semana Santa”, declarou.

“As ações da Codevasf de apoio à pesca artesanal são tão importantes quanto aquelas dedicadas à aquicultura, pois mantém viva essa que é uma das mais tradicionais atividades praticadas na bacia do São Francisco”, destaca o chefe da Unidade de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, Leonardo Sampaio.

Deixe o seu comentário