09/05/2019 10h55

MPE e Defensoria pedem, e IMA manda Braskem paralisar a extração do sal-gema mais de quatro poços

Exploração do minério causou a instabilidade no solo nos bairros de Pinheiro, Mutange e Bebedouro

Braskem é obrigada a suspender extração do sal-gema nas áreas Mutange e Pinheiro

O Governo do Estado, através do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), informou, na noite de ontem, dia 08, por meio de nota, que vai interditar mais quatro poços da Braskem, identificados pelos números 32, 33, 34 e 35.

A medida atende às recomendações propostas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pela Defensoria Pública, diante da divulgação, nesta quarta-feira, do laudo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) acerca da situação de instabilidade do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió. De acordo com o estudo, a extração de sal-gema pela Braskem causou a fragilização do solo na área.

O IMA verificará a segurança técnica necessária para os procedimentos de interdição das estruturas, observando os cuidados apontados no laudo da própria CPRM. O Instituto informa, ainda, que a interdição será feita sem prejuízo de outras sanções, a exemplo da aplicação de multas, estabelecidas em lei.

Por fim, o IMA ressalta que acompanhará a evolução dos estudos da CPRM quanto aos demais poços existentes e operações da Braskem, adotando todas as medidas necessárias.

TAGS:

Deixe o seu comentário