07/08/2013 9h05

Desenvolve será modelo para criação de Agência de Fomento de Rondônia

Instituição alagoana recebeu comitiva para avaliação de boas práticas

Presidente da Desenvolve, Carlos Quintiliano, apresenta a metodologia de trabalho ao Governo de Rondônia

A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas vem se destacando em todo o Brasil pela forma de atuação e boa estrutura de seus projetos voltados para o crescimento sustentável do Estado. Como fruto de suas boas práticas, a instituição servirá como modelo para a criação e implantação da Agência de Fomento de Rondônia.

Esta informação foi confirmada, nesta terça-feira (6), durante uma missão técnica realizada pelo Governo de Rondônia, através de suas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social e de Planejamento, em parceria com a superintendência regional do Sebrae. O objetivo da ação foi conhecer boas práticas da Desenvolve, voltadas para a concessão de crédito e projetos de fomento.

A missão foi iniciada pelo diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, que fez uma breve explanação história da instituição. “A ideia era implantar uma empresa voltada para o desenvolvimento econômico e social, que trabalhasse de uma forma moderna e com visão de futuro. O nosso governador Teotonio Vilela Filho, tendo um bom entendimento sobre esta necessidade, comprou a ideia e, desde então, vem investindo neste compromisso”, enfatizou.

Em seguida, Antonio Carlos Quintiliano, destacou a formação dos três conselhos da Desenvolve: de Administração, Fiscal e Consultivo. “Temos grandes nomes envolvidos nesta instituição, como o do renomado professor Ignacy Sachs. Isso vem fortalecendo a Agência de Fomento de Alagoas desde a sua criação”, disse.

Ações para o desenvolvimento

Durante o encontro, o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, apresentou as ações da instituição, tais como as liberações de crédito e os projetos de fomento.

“O nosso propósito de criação foi consolidar um modelo de Agência inovador, que proporcionasse o desenvolvimento do estado. E é por isso que somos diferentes das demais agências, pois todas as nossas linhas de crédito estão atreladas a um programa de fomento”, explicou Fábio Leão.

Para a coordenadora consultiva da Indústria e Comércio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social de Rondônia, Fábia Cardoso, a ideia de conhecer a Desenvolve partiu do pressuposto de que a realidade dos dois estados são bastante parecidas. “Estamos em um momento para sensibilização e conhecimento para formação de uma agência e isso fica muito mais fácil quando vemos de perto uma agência tão estruturada em um estado muito semelhante ao nosso”, destacou.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Pedro Chaves, o que mais chamou a atenção foi a forma de atuação da Desenvolve junto aos demais órgãos e secretarias do Estado. “É fantástica a capacidade da Agência de Fomento de Alagoas de articulação com demais órgãos governamentais. Isso é de extrema importância para a interação das empresas que trabalham, principalmente, com o mesmo objetivo que é desenvolver um estado”, exclamou.

Estrutura tecnológica

No segundo momento do encontro, os participantes da missão em Alagoas, puderam conhecer toda a estrutura tecnológica da Desenvolve. A analista de Tecnologia da Informação (TI), Carla Souza, apresentou o histórico desta área e toda as ferramentas e sistemas disponíveis na Agência.

“Somos referência no quesito segurança da informação das Agências de Fomento do Brasil. Temos um sistema que permite uma maior contingência dos riscos operacionais e demais eventos que podem ocorrer ao longo da prestação de serviços”, disse Carla Souza.

A assessora Especial da Secretaria de Estado do Planejamento de Rondônia, Bianca Rodrigues, acredita que investir em tecnologia é fundamental. “Tecnologia é uma questão de segurança e isso é de extrema importância para toda e qualquer instituição”, disse.

Participaram ainda do encontro, os diretores de Operações, Mauricio Cominotti, Administrativo e Financeiro, Marconi Freire, e o gerente de Compliance da Desenvolve, Wilson Watanuki.

TAGS:

Deixe o seu comentário