24/07/2023 8h28

Setor produtivo apresenta ao governo programa de ações para cinco segmentos da economia alagoana

Renascença contempla turismo, construção, químico-plástico, biotecnologia e energias renováveis

 

Presidente da Fiea, José Carlos Lyra, ao lado do governador Paulo Dantas, destaca o compromisso do empresariado em trabalhar em prol do desenvolvimento do Estado

Após quase três anos de pesquisas e análises, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), com apoio do Sebrae e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), apresentou aos alagoanos o Programa Renascença, um conjunto de propostas de ações setoriais voltadas para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. O documento oficial com os estudos propositivos foi apresentado oficialmente ao governador Paulo Dantas nessa quinta-feira, 20, na sede da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplag), num encontro que reuniu todos os secretários de Estado.

O presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, fez a apresentação oficial do programa, destacando a importância da união do setor produtivo com o governo em favor da promoção do desenvolvimento do estado, nas diversas áreas da gestão pública. São ações a serem desenvolvidas em cinco pilares da economia alagoana: turismo, construção, químico-plástico, biotecnologia e energias renováveis.

“Agradeço ao governador que comprou a ideia de conhecer o Programa Renascença e teve a iniciativa de trazer todos os secretários. Isso nos dá a impressão de que há união no Governo de Alagoas. Além disso, esse encontro mostra a união do setor produtivo com o governo”, afirmou Lyra, ressaltando o fato mais importante do encontro, que foi o compromisso de Paulo Dantas com o programa Renascença.

Ao se manifestar, o governador Paulo Dantas se comprometeu com as propostas do Renascença, colocando todo o secretariado à disposição da Federação das Indústrias, da Ufal e do Sebrae para aplicação das propostas. Dantas declarou que haverá uma parceria de cooperação, entendendo que diversas iniciativas propostas fazem parte do plano de gestão de seu governo.

Governo cria grupo de interlocução

Na reunião, o governador sugeriu a criação de um grupo de interlocução formado pelos secretários, por integrantes do Sistema Fiea, do Sebrae e da Ufal, indicando a coordenadora-geral de Governança, Poliana Santana, como representante do governo do Estado.

“Vamos estabelecer um cronograma de reuniões para que cada secretário saiba quanto tempo ele vai entregar o resultado, se tem condição de entregar o resultado, bem como o que é que ele precisa para aplicar as ações. Eu acho que, dessa maneira, com a participação da Poliana Santana (Governança), que tem muita experiência em governança, vai nos dar um subsídio extraordinário para juntos tirarmos esse trabalho do papel”, disse Paulo Dantas.

Ele ressaltou que das 339 ações elencadas pela equipe técnica que produziu o Renascença, 105 integram o plano de Governo do Estado, lançado em 2022, e que 102 já estão em desenvolvimento em todo o território alagoano.

Presente à reunião na Seplag, o vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho, destacou a sensibilidade e a preocupação de Paulo Dantas com o desenvolvimento do Estado. “Paulo fez questão de reunir todo o secretariado para discutir a proposta”, afirmou Nogueira.

Ações contemplam curto, médio e longo prazos

O professor Reynaldo Rubem, da Ufal, um dos pesquisadores da equipe que produziu o Programa Renascença, participou da reunião por vídeo, pois está em Portugal, em seu doutoramento. Ele explicou que o Renascença visa ao desenvolvimento estadual por meio de ações de curto, médio e longo prazos, permitindo uma continuidade que ultrapassa os mandatos governamentais.

“O Programa Renascença oferece um modelo de desenvolvimento baseado na escuta dos atores que compõem os setores priorizados, considerando a governança institucional, da identidade territorial e a infraestrutura como vetores que dão direcionamento para a construção de espaços setoriais sistematicamente competitivos”, disse Reynaldo Rubem.

O secretário de Comunicação do Estado, Joaldo Cavalcante, disse que o Programa Renascença surge para somar às ações que o governo do Estado desenvolve nos municípios alagoanos.

“Esse conjunto de propostas, que o setor produtivo entrega e traz ao setor público nesse momento, vem fortalecer o que vem sendo feito na construção participativa do Plano Plurianual, algo que está sendo feito muito de forma democrática, com a presença das autoridades do estado, do governador indo pessoalmente e ouvindo a municipalidade. Vale ressaltar que o governador tem esse o seu espírito municipalista”, destacou Joaldo.

TAGS:

Deixe o seu comentário