11/09/2023 9h33

Sesi/AL adere ao projeto piloto do Ambiente Positivo de Aprendizagem

Objetivo é orientar a comunidade escolar para identificação, encaminhamento, resolução e monitoramento de casos de violência

Lançamento do programa nacional

 

Alagoas é um dos 13 departamentos regionais do Serviço Social da Indústria (Sesi) que aderiram ao projeto piloto do programa Ambiente Positivo de Aprendizagem (APA), lançado pelo Sesi Nacional no último dia 30, em Brasília-DF. Em 2024, todas as unidades da Federação contarão com a iniciativa.

O objetivo é orientar a comunidade escolar para identificação, encaminhamento, resolução e monitoramento de casos de violência. O programa deve ser implementado primeiro na própria rede de ensino do Sesi e, depois, deve servir como um modelo para outras escolas.

Ambiente positivo é um espaço físico e psicológico que promove o crescimento e facilita o desenvolvimento saudável de todas as pessoas que participam desse meio. Em sala de aula, um espaço positivo é fundamental para o sucesso acadêmico e emocional dos estudantes. Já em casa, é igualmente importante para o bem-estar e a saúde mental.

Durante o lançamento, o gerente executivo de Educação do Sesi Nacional, Wisley Pereira, lembrou que a pandemia acelerou o processo de conciliar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos. Hoje, a escola tem muitos desafios, e um deles é a garantia de aprendizagem em um país diverso e com diferenças socioeconômicas.

“Por isso, o Sesi tem um programa nacional para desenvolvimento de competências socioemocionais. O APA é uma das estratégias desse programa, que tenta apoiar toda a comunidade escolar para garantir e trazer para a escola um ambiente seguro e de paz. Os jovens precisam querer ir pra escola e se sentirem acolhidos e seguros”, explicou.

TAGS:

Deixe o seu comentário