27/07/2023 10h18

Senai dá boas vindas às novas turmas de cursos técnicos

Cursos são oportunidades de jovens adquirirem conhecimentos e alcançarem o curso profissional para inserção no mercado

Estudantes participam das aulas de boas vindas

 

As aulas do segundo semestre de 2023 nos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foram iniciadas na última segunda-feira, 24, com uma recepção especial para os alunos nas escolas do Poço, Benedito Bentes e Arapiraca.

Eles fizeram um tour pelas escolas, conheceram a metodologia Senai e, por meio de palestras com integrantes de empresas parceiras, conheceram oportunidades do mercado de trabalho e as expectativas das empresas em relação ao perfil dos profissionais que procuram.

Às turmas, também foram apresentados recursos como a plataforma Senai Conecta, um espaço on-line onde os profissionais formados pelo Senai e as empresas se cadastram, gerando aumento nas chances de inclusão profissional. Eles ainda ouviram “veteranos”, que contaram suas experiências exitosas em ações da entidade como o Desafio Senai de Projetos Integradores.

Depois de receber o kit de boas-vindas e conhecer a unidade do Senai no Benedito Bentes, Arthur Pimentel Gonçalves, de 19 anos, revelou boas expectativas em relação ao curso de Tecnologia da Informação. Segundo ele, além da estrutura física e equipamentos modernos, a unidade acolhe bem o aluno. “Achei excelente o que vi aqui. Essa é, disparada, a melhor escola”, afirmou.

Carlos Alberto vai fazer o Curso Técnico em Química em Arapiraca, onde mora há, aproximadamente, 30 anos. Após se informar sobre a capacitação profissional, decidiu se matricular. “O curso oferece um leque de oportunidades na área profissional. Então, isso me atraiu. Com certeza, o mercado de trabalho vai me oferecer várias oportunidades”, destacou, ao elogiar a estrutura e o atendimento que recebeu.

Senai Poço bate recorde

No Senai Poço, a noite foi duplamente especial. Isso porque a unidade registrou a maior entrada de novos alunos: foram 340 matrículas, em 12 turmas, de nove cursos técnicos diferentes, nos turnos da tarde e da noite.

Em palestra para os alunos, a gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Equatorial Alagoas, Daniela Motta de Oliveira, disse que nas seleções da empresa o diploma do Senai faz a diferença, pois, forma profissionais alinhados ao “estado da arte”. “O Senai é uma grife! É a grife do ensino da aprendizagem industrial no Brasil.Vocês vão sair daqui com um certificado que não se questiona”, disse.

Recolocação profissional

Alex William Vasconcelos, de 37 anos, já fez no Senai os cursos técnicos de Eletricista Predial e de Instalador de Sistemas. Com duas graduações – Ciências Contábeis e Gestão de RH – e quatro pós-graduações, ele enxerga que as maiores oportunidades de trabalho estão nos cursos de nível técnico.

Por isso, agora iniciou o curso de Eletrotécnica no Senai Poço. Além do próprio esforço, ele disse contar com a tradição do Senai para abrir novas portas. “[O Senai] é uma instituição com décadas no mercado, da qual se ouve falar muito bem, sendo uma referência no estado para as indústrias e a empresas no geral”, destacou.

 


TAGS:

Deixe o seu comentário