01/09/2022 0h13

Eventos alavancam turismo em Alagoas e movimentam R$ 90 milhões na economia

Mês de agosto foi marcado pela vinda de turistas de eventos alcançando o total de 27 mil visitantes

Macena Open Beach Tennis ajudou a impulsionar o turismo na capital

 

Atrás apenas da maior operadora de turismo do país, o setor de eventos é um dos principais geradores de impacto na economia de Alagoas. Segundo o calendário de eventos do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), no mês de agosto o estado foi sede de encontros que reuniram cerca de 27 mil participantes e movimentaram a economia em R$ 90 milhões.

Dentre os eventos realizados neste mês, tivemos encontros com relevância mundial, com a presença de importantes nomes do mundo dos esportes, como o Macena Open de Beach Tennis, edição recorde no número de inscritos, e o Iron Man que trouxe para Maceió uma de suas melhores etapas do circuito mundial da modalidade, a 70.3.

Os encontros religiosos também estiveram no calendário de Alagoas. Fomos escolhidos para sediar a Confederação de Irmãs Beneficentes Evangélicas Nacional (CIBEN), que reuniu em torno de 6 mil pessoas, no final de agosto.

Para o presidente do escritório para captação e apoio de eventos, MC&VB, Milton Vasconcelos, a retomada do setor e a procura pelo destino para sediar encontros de renome nacional e internacional, só reforça a importância do estado no cenário de eventos.

“Nosso estado, além dos atrativos naturais, oferece uma excelente estrutura de espaços, hotéis, restaurantes e mão de obra. Sejam congressos científicos ou competições esportivas, contamos com muitas facilidades. Diferenciais que nos colocam à frente de  outros destinos”, explica.

Além dos esportes, Maceió recebeu mentes criativas para participar do Trakto Show, maior evento de transformação e empreendedorismo do nordeste e para o Encontro Nacional de Empresas Juniores, que juntos somam mais de 12 mil participantes.

Com o crescimento da procura pelo destino para a realização dos encontros, os negócios e eventos têm incrementado a economia, gerado empregos diretos e indiretos, melhora na ocupação hoteleira em períodos de baixa temporada, além do aumento de competitividade do destino.

Ocupação hoteleira 

O setor de eventos é um grande aliado do turismo, principalmente em períodos de baixa temporada das viagens a lazer. Este ano, a hotelaria teve um mês de agosto favorecido pelos encontros realizados. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), o final de semana do Iron Man, de 05 a 07 de agosto, registrou ocupação de 87%.

De acordo com o Gerente Geral do Best Western Premier, Fábio Kazuo, este foi o primeiro mês de agosto, após os últimos anos, com uma ocupação semelhante aos anos anteriores.

“Um dos detalhes que a gente percebe, e que gera dificuldade na vinda dos turistas, é o valor da passagem aérea. O preço que nós pagamos por ser um dos destinos mais procurados, mas mesmo com este gargalo, tivemos um mês de agosto foi bastante favorecido, principalmente com a recepção de  três grandes eventos que recebemos, que gerou uma grande movimentação na hotelaria e em toda nossa cidade. Tivemos um impacto positivo”, conta.

Perfil do turista de negócios e eventos

Não basta receber os visitantes, é necessário entendê-los. E, para traçar o perfil do turista que vem para os eventos em Alagoas, o MC&VB, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, está realizando pesquisa para mapear a localização, interesse e preferência dos nossos visitantes.

De acordo com Milton, o levantamento é a continuidade do projeto Análise do Turismo de Negócios e Eventos em Maceió, iniciado em 2015. “Estamos realizando um estudo primário dos hábitos de consumo, características socioeconômicas e preferências por produtos e serviços turísticos dos turistas que visitam a capital alagoana e seus entornos, tendo como motivação principal a realização de negócios ou a participação em eventos”, explica.

Deixe o seu comentário