19/06/2018 14h38

Micro e Pequenas Empresas alagoanas recebem premiação do Banco do Nordeste

Na ocasião, foram anunciadas novidades para o segmento e assinado novo contrato de crédito

Empresários recebem a premiação das mãos do superintendente do BNB,em Alagoas, Pedro Ermírio

Três empresas alagoanas receberam hoje, 19, o Prêmio MPE 2018, concedido pelo Banco do Nordeste aos empreendimentos desse porte que são destaque em sua área de atuação. A premiação aconteceu no auditório da Superintendência Estadual do BNB e contemplou micro e pequenas empresas das categorias Indústria, Comércio e Serviço, respectivamente: Produtos Tio Francisco, do município de Arapiraca; Loja Mais, situada em Santana do Ipanema; e Pousada Jangadeiros, de Maragogi.

Para o superintendente Estadual do BNB, em Alagoas, Pedro Ermírio, esta edição do Prêmio MPE mostrou a força das empresas do interior do Estado. “Essa interiorização é importante. Temos grandes obras de infraestrutura, a exemplo de duplicação de estradas e de novos trechos de gasodutos, que estão contribuindo para o desenvolvimento dessa região. Participamos desse processo, levando o crédito a essas empresas e permitindo que elas cresçam e alcancem novos mercados. O Prêmio é um reconhecimento aos empreendedores que acreditam na força do trabalho, geram emprego e renda e agregam a sua produção, tecnologia, inovação, preocupação ambiental, entre outras práticas que promovem o desenvolvimento”, disse.

O evento reuniu diversas representações do Governo Estadual e de instituições ligadas ao desenvolvimento econômico, a exemplo do Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rogério Moura Pinheiro, do superintendente da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Otávio Santos, do Superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, do presidente da FCDL/AL, Leonardo Marques, do presidente da CDL Maceió, Fernando Azevedo, do diretor presidente do Procon/AL, Galba Netto, do presidente do Conselho Regional de Economia/AL, Marcos Calheiros, bem como representantes da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Abrasel/AL, Banco do Brasil, UFAL, Agência Desenvolve, Fundepes, entre outros.

Pousada dos Jangadeiros

Na ocasião, o gerente executivo do Ambiente de Negócios com MPE, do Banco do Nordeste, José Maurício de Souza Filho ressaltou que o BNB se orgulha de contribuir para a trajetória de sucesso dos premiados. Ele esclareceu que o Prêmio MPE é entregue em toda a área de atuação do Banco, envolvendo 300 agências, 187 mil clientes do porte MPE e 900 empresas selecionadas, das quais foram escolhidas as vencedoras por comissão julgadora externa ao Banco. Em Alagoas, fizeram parte da comissão, o Sebrae, a FIEA e a FCDL. As premiadas alagoanas foram destaque em um universo de 6.400 MPEs que são clientes do Banco no Estado.

Novidades

José Maurício destacou ainda algumas novidades do Banco do Nordeste para as micro e pequenas empresas, tais como o escritório digital, com atendimento à distância, previsto para o próximo ano, e a assinatura de contrato digital, com previsão para este ano ainda.  Além disso, agilidade na liberação do crédito e produtos voltados para o financiamento de energia renovável e projetos de inovação foram apresentados como possibilidade de incrementar a produção e desenvolver as MPEs atendidas pelo Banco.

O gestor lembrou ainda que 18% de todo crédito concedido às MPEs da Região é oriundo do BNB e afirmou que essa porcentagem deve crescer cada vez mais, tendo em vista a competitividade das taxas de juros ofertadas, as menores do país, e o apoio das instituições parceiras.

Produtos Tio Francisco

Crédito

 

Durante o evento, uma das empresas premiadas, a Produtos Tio Francisco, uma agroindústria de farinha de mandioca, assinou novo contrato de crédito com o BNB, para a reforma da casa de farinha, situada no município de Feira Grande. O Superintendente Pedro Ermírio disse que o novo contrato atesta que “é possível fazer um crédito barato, rápido e eficiente” e desejou que novos empresários se inspirem nas histórias dos premiados, contando com o BNB para também incrementarem seus negócios.

O sócio proprietário da agroindústria, Flávio Rangel, destacou que, após o apoio creditício do BNB, foi possível adquirir novas máquinas, importar tecnologia ao processo produtivo, aumentar a frota de veículos, entre outras melhorias que permitiram dobrar o fornecimento de massa de mandioca, apenas em Alagoas, de 40 toneladas mensais, para 80 toneladas. Ele agradeceu a confiança do Banco no novo projeto da empresa que vai impulsionar ainda mais o empreendimento.

Conheça abaixo a história dos premiados:

 

Produtos Tio Francisco 

Agroindústria de fabricação de farinha de mandioca e derivados, localizada no município de Arapiraca, a microempresa, administrada por Flávio Rangel, iniciou as atividades na década de 1970, por seu avô, Antônio, imigrante nordestino que se instalou em Alagoas, vindo de Juazeiro do Norte, no Ceará. A casa de farinha, hoje completamente modernizada, situa-se em Feira Grande, e, na época, processava a mandioca de maneira artesanal, com poucos trabalhadores. Com investimento, a situação foi mudando e, atualmente, o processamento é mecanizado, com incorporação de tecnologia e geração de emprego e renda. A empresa é responsável por todo o processo de produção, desde o plantio, processamento, empacotamento e distribuição. A área de atuação é regional, com pontos de venda em Sergipe e Pernambuco.

Segundo Rangel, a Tio Francisco está fechando contrato com uma grande rede de supermercados para ampliação de seu mercado fora de Alagoas. A preocupação ambiental é um diferencial da empresa, que fez parceria com o IMA para o plantio de mudas de Mata Atlântica, além da instalação de biodigestor, na casa de farinha, que produz o gás necessário à torrefação da mandioca.

Com o Banco do Nordeste, atendido pela Agência de São Miguel dos Campos, já possui seis financiamentos, que possibilitaram a aquisição de máquinas e equipamentos, o custeio da produção, capital de giro, ampliação da frota de veículos, entre outras melhorias.

Loja Mais

Loja Mais

 

O comércio do casal Adhemar Falcão Costa Júnior e Lidiane Maria Silva Falcão surgiu há nove anos, em Santana do Ipanema, pela necessidade de oferta, na região, de produtos e serviços voltados para construção e decoração. Os microempresários iniciaram com uma marmoraria, com seis funcionários e área construída de 200 m². A demanda crescente fez o casal ampliar o mix de produtos e serviços. Atualmente, em um espaço de 1.400m², a empresa reestruturou os departamentos, com construção de auditório, espaço para estoque, show room de 800m², banheiros adaptados para cadeirantes, entre outras melhorias. A diversidade de produtos também cresceu, passando a contar, além da marmoraria, com as áreas de vidraçaria, iluminação, decoração, metais, louças, móveis, revestimento e piscina.

O empreendimento virou destaque na região, atendendo clientes das 14 cidades circunvizinhas, além de Maceió, e municípios da Bahia, Sergipe e Pernambuco. “Estamos no sertão de Alagoas, um pontinho no mapa. É muito gratificante poder fazer o inverso: atender a turma da capital e até de outros estados e fazer com que eles enxerguem Santana do Ipanema e a Loja Mais, de uma maneira diferente”, ressaltou Adhemar.

A parceria com o Banco do Nordeste contribuiu para a aquisição de novas máquinas, a ampliação da loja e a geração de mais 50 empregos diretos. Os empresários pretendem ainda instalar novas unidades em outros municípios do Estado, iniciando por Maceió.

 

Pousada dos Jangadeiros

 

Com mais de 10 anos de atuação no município de Maragogi, a Pousada dos Jangadeiros iniciou como uma expansão da casa de praia do empresário Antônio Carlos da Silva. Ele conta que iniciou com 18 apartamentos e que, devido ao forte potencial turístico da cidade, a demanda permitiu pensar em ampliar o negócio. Atualmente, a empresa se tornou a maior do segmento no município, com 66 apartamentos, partindo também para a oferta de serviços de traslado, transporte náutico, loja de moda praia, restaurante e lavanderia. Este último empreendimento começou para atender as necessidades da pousada, mas logo cresceu e hoje oferece serviço para cidades de Barreiros (PE) até São Miguel dos Milagres (AL). Emprega cerca de 70 funcionários em sua rede e possui uma taxa média de ocupação de 88% ao ano, superior à média do nacional e regional.

 

O apoio do Banco do Nordeste, desde 2008, permitiu a ampliação da pousada, a instalação de um elevador panorâmico, bem como a aquisição de novos veículos e a modernização da lavanderia.

 

Deixe o seu comentário