30/03/2016 18h18

Fiea e SRTE vão ampliar cooperação para nserir aprendizado no mercado

Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL) vão ampliar a parceria com o objetivo de aumentar o ingresso de aprendizes no mercado de trabalho

Presidente José Carlos Lyra e diretores da Fiea realizam reunião com o superintendente do SRTE Israel Lessa e o auditor fiscal do Trabalho Leandro Carvalho
A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL) vão ampliar a parceria com o objetivo de aumentar o ingresso de aprendizes no mercado de trabalho.
Detalhes da cooperação técnica que será formalizada entre as instituições foram discutidos nesta quarta-feira, 30, durante reunião entre o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade, o superintendente da SRTE, Israel Lessa, e o auditor fiscal do Trabalho, Leandro Carvalho. Também participaram do encontro na Casa da Indústria o diretor da Fiea Alberto Cabús e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), Marben Loureiro.
“É uma parceria muito produtiva, será bom para todo mundo”, destacou José Carlos Lyra. O presidente da Fiea explica que as empresas atenderão ao que determina a Lei de Aprendizagem (nº 10.097/200) em relação às cotas de aprendizes, ao mesmo tempo em que os jovens terão mais portas abertas no mercado de trabalho. “Ao final do período de aprendizagem, forma-se um profissional altamente capacitado, com grandes chances de ser contratado”, ressaltou.
“Apesar da crise econômica, as empresas devem cumprir a sua cota de aprendizes e, através dessa parceria com a Federação das Indústrias, vamos aperfeiçoar e fortalecer a fiscalização do cumprimento da legislação. Porém, atuaremos em conjunto, de forma leve, inclusive com a ampliação de prazos para as empresas se adequarem”, afirmou Israel Lessa.
O Sistema Fiea e a SRTE já desenvolvem alguns projetos em conjunto. O auditor Leandro Carvalho lembrou a parceria para a inserção, no mercado de trabalho, de jovens do programa ViraVida, do Serviço Social da Indústria (Sesi), que resgata meninos e meninas em situação de abuso e exploração sexual.
Além dessa iniciativa, ele citou o Projeto Construir, uma parceria com o Senai que promove a qualificação profissional e a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitandos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no mercado de trabalho. Lançado recentemente, o projeto já tem cerca de 70 inscritos, número considerado expressivo pelo auditor. “A aprendizagem do Senai se destaca em Alagoas”, frisou Leandro Carvalho.
TAGS:

Deixe o seu comentário