02/10/2015 12h24

Empresa pode ser aberta de forma totalmente online em Alagoas

Com lançamento da entrada online de processos empresariais nesta quinta (1º), procedimento pode ser realizado no estado

Abertura da indústria em Alagoas está mais fácil

 

Hotton Machado

A partir desta quinta-feira (1º), Alagoas conta com sistema que permite que empresas possam ser abertas de forma totalmente online.  O procedimento é possível devido ao lançamento da protocolização de processos empresariais pela via online através do Portal Facilita Alagoas, ferramenta responsável pelos processos de abertura, alteração e baixa de negócios no estado. O avanço é resultado de ação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), através da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal).

Com a nova funcionalidade do sistema, todo o fluxo de processos dentro da Juceal se torna digital, desde a entrada até a saída, não necessitando que o cliente se desloque ao órgão alagoano de registro para dar entrada na documentação. Através do portal, o cliente pode protocolar os documentos para abertura, alteração e baixa de empresas com a certificação digital.

O gerente da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, Kleber Pereira, enfatiza que o projeto é pioneiro no país, do qual apenas Minas Gerais possui sistema similar que permita uma entrada online de processos empresariais. De acordo com o gestor, o lançamento da funcionalidade passou por grande estudo desde o lançamento do sistema Junta Digital, que permite o fluxo processual pelo ambiente online.

“[A entrada online] está funcionando normalmente. Apresentamos bastante o projeto para clientes, através de oficinas, e para os parceiros, através de reuniões, para que tudo funcionasse da forma ideal”, ressalta.

Pereira reforça que a atualização é direcionada inicialmente para Empresários Individuais, com a disponibilização de preenchimento e assinatura digital, através da certificação digital, do Requerimento de Empresário (RE), porém a inclusão das outras naturezas jurídicas está em fase de estudo.

Nesta quarta-feira (30), a secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, destacou que a implantação é mais um passo para a simplificação na geração de novos negócios, analisando que o registro empresarial será “ainda melhor daqui pra frente, com o avanço sem precedentes da inclusão da assinatura digital no processo”.

TAGS:

Deixe o seu comentário