12/03/2013 9h48

Empreendedora alagoana destaca-se no ramo de manutenção de grandes máquinas

Empresa alagoana é referência na manutenção e reforma de grandes máquinas como tratores e dragas

Empresária Tânia Maria é destaque mulher empreendedora
 

Assessoria/Sebrae-AL

Ousadia e inovação são características marcantes de Tânia Maria da Silva. Com 48 anos de idade, casada e mãe de dois filhos, ela tem se destacado como uma empreendedora de sucesso em Maceió. Ela é dona da empresa M&T Peças e Serviços, que trabalha com produtos, manutenção e reforma de grandes máquinas, como tratores e dragas. Há dois anos, ela vem atendendo, especialmente, usinas e locadoras de tratores, revolucionando um trabalho que, a princípio, pode ser considerado tipicamente masculino.

Antes de abrir sua empresa, Tânia trabalhou 15 anos como vendedora na área de peças, e teve que abandonar seu trabalho quando viu seu marido desempregado. Para ajudá-lo, resolveu abrir uma empresa e fazê-los donos das suas próprias contas. Com o passar de alguns meses, começaram a surgir demandas, e então ela precisou fazer um estudo de mercado para saber como proceder com seu negócio. Nessa pesquisa, ela observou que a maioria das oficinas eram atrasadas, e não buscavam inovação nem outras alternativas.

“O começo foi realmente muito difícil para mim. Quando saía para observar as outras oficinas, ouvia muitas críticas negativas sobre o meu empreendimento, pelo qual eu era a principal responsável”, relembra. Tânia conta que seu negócio começou no quintal de casa, e depois passou para os fundos de uma oficina. Tudo para ela era novidade, pois, apesar de já ter trabalhado no ramo, sua função era de vendedora, o que não tinha proporcionado experiência na área administrativa, gerencial.

Hoje, depois de muito trabalho, sua empresa conta com 10 funcionários (seis mecânicos, dois estagiários, uma pessoa responsável pelo almoxarifado e outra pela parte administrativa). Trabalhando junto com seu marido e sócio, Tânia exerce diversas funções relacionadas aos negócios, especialmente na área financeira. Atualmente, as suas únicas concorrentes são as grandes concessionárias de tratores.

Os serviços da M&T já chegaram no interior do Mato Grosso do Sul, atendendo à demanda de uma usina local por um período de cerca de um ano e meio. “Foi uma experiência única, muito rica. Atendemos o nosso público, porém fora do estado, o que nos fez aprender um bocado sobre nossas necessidades de melhorias e prestação de serviços”, conta Tânia. Atualmente, a loja não possui nenhuma filial, mas a empresária já pensa em abrir uma nova loja no Porto de Suape, próximo de Porto Calvo.

Auxílio

À medida que ganhava novos clientes, Tânia sabia que precisava aprimorar sua empresa. Foi quando buscou ajuda do Sebrae e participou de diversas capacitações relacionadas à sua área, especialmente sobre a comercialização de seus produtos. O contato com o Sebrae durou dois anos, e proporcionou mudanças cruciais no negócio.

Amanda Pinto, analista da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae Alagoas, explica que, à época, o grupo totalizava 20 empresários. Ela diz que eles fizeram parte do projeto “Promoção da Excelência Competitiva nas Lojas de Autopeças em Maceió”, que tinha como foco principal contribuir para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas do segmento de maneira sustentável.

“Agradeço muito tudo o que o Sebrae me ofereceu. Participei do Grupo de Oficinas Mecânicas, fiz cursos como o Empretec e tive um acompanhamento de uma arquiteta que ajudou a criar a sede da empresa. Foi assim que conquistei mais confiança e autonomia no meu trabalho”, relata Tânia, que é uma entre as milhares de empresárias de sucesso. Neste 8 de março de 2013, o Sebrae Alagoas parabeniza todas as mulheres empreendedoras.

TAGS:

Deixe o seu comentário