21/07/2015 21h46

Desafio Senai de Projetos Integradores seleciona vencedores da etapa estadual

Quatro projetos que irão representar Alagoas na etapa nacional do Desafio Senai de Projetos Integradores já foram selecionados

Desafio Senai de Projetos Integradores
Os quatro projetos que irão representar Alagoas na etapa nacional do Desafio Senai de Projetos Integradores já foram selecionados. A solenidade de premiação foi realizada no último dia 15, no auditório do Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva (CFP-GP), no bairro do Poço, em Maceió.
O Desafio Senai é uma competição entre alunos de cursos técnicos de todo o Brasil que consiste na elaboração de projetos que possam melhorar a qualidade de vida da sociedade e contribuir para o meio ambiente. Os temas são relacionados à transformação de resíduos industriais em aplicações que produzam valor à sociedade, à ampliação do uso de energia renovável em residências ou em empresas, à mobilidade urbana e à otimização do uso da água nos processos produtivos.
Na etapa estadual, foram cinco meses de muitos desafios e 71 projetos inovadores criados pelos alunos do Senai/AL. Destes, 32 participaram da seleção final para representar o Estado na etapa nacional. Foram 128 alunos e mais de 30 técnicos envolvidos no desenvolvimento dos projetos.
Os projetos vencedores do Desafio Senai de Projetos Integradores participarão, também, do Desafio Inova 2015. O sucesso deste projeto foi tamanho que a proposta da Gerência Executiva de Educação é que, a partir de 2016, o Desafio Senai de Projetos Integradores seja desenvolvido em todos os cursos de Habilitação Técnica e Aprendizagem Industrial da entidade.
Conheça os vencedores da etapa estadual
O projeto vencedor na área de Resíduo Sólido foi o Recipálete, dos alunos Andessa Vilela Albuquerque, Marcus Vinicius de Araújo Almeida Silva, Raquel da Silva Alves e Ronny de Deus Lucena, do CFP Gustavo Paiva, orientados pelos instrutores Manuella de Lima Ferreira Galindo e Mário Buarque de Oliveira. A proposta é transformar resíduos sólidos das empresas em paletes (plataformas de madeira sobre a qual se põe a carga empilhada a fim de ser transportada em grandes blocos), reduzindo impactos ambientais e reduzindo custos para as empresas.
No desafio de Energia Renovável o grande vencedor foi o projeto Hidroenergy, dos alunos Amanda Soares da Silva, Matheus Vieira da Silva, Silas Santos Correia e Thaciana Terto Lima, da Escola Wilton Gama – Ebep de Marechal Deodoro. Eles foram orientados pelos instrutores Roberto Sérgio e Silvio Romero. O objetivo é reduzir os impactos econômicos e ambientais causados pelo uso das fontes de energia tradicionais, buscando a preservação dos recursos naturais, via energia renovável.
A Escola Carlos Guido Ferrario Lobo (Ebep Maceió) levou dois prêmios. O projeto Calmap, dos alunos Antônio Felipe Freitas de Morais, Ana Carolina Rodrigues Lima, Gean Lopes de Santana e João Vitor do Nascimento Oliveira, venceu o Desafio sobre o tema de Mobilidade Urbana. Trata-se de um aplicativo que visa à melhoria da mobilidade urbana, por meio de um mapeamento de calçadas para a população.
Já o projeto AgroWater foi o vencedor do Desafio sobre Economia da Água. Ele consiste em um sistema com sensores de temperatura, sensores umidade, sensores de pH do solo e da água, e salinidade. Esses sensores seriam colocados, estrategicamente, nas plantações, captando informações necessárias para um gerenciamento eficiente de irrigação. O sistema tem a participação dos alunos Igor Albuquerque de Melo, Lucas de Omena Ramos, Luiz Filipe Silva Martins e Matheus Enrique Lima Alves, e os orientadores são os instrutores Carlos Fernandes, Luan Guedes e Telma Brito.

Deixe o seu comentário