15/07/2015 11h00

Das redações para as passarelas do Brasil e do mundo

Arapiraquense e jornalista, Artur Cavalcante, de 41 anos, trocou as pautas e o corre-corre das redações para se dedicar à moda

Vestidos de noivas produzidos por Artur Cavalcante

Arapiraquense e jornalista, Artur Cavalcante, de 41 anos, trocou as pautas e o corre-corre das redações para se dedicar à moda. Por dois anos, ele tentou transitar pelos dois mundos, mas a paixão pelo estilismo falou mais alto. Em 2010, ele produziu seu primeiro vestido para uma modelo alagoana usar no concurso Miss Mundo Brasil, que aconteceria no mesmo ano, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro (RJ).

O vestido rendado dourado, com uma silhueta renascentista, foi considerado um dos mais belos da noite, e ficou em segundo lugar na escolha do público avaliador. A partir daí, teve início sua exitosa trajetória no mundo da moda. “Foi quando comecei a fazer mais vestidos. Uma pessoa falava para outra, que falava para outra. Quando percebi, a demanda já estava grande, e tive que optar por uma das duas ocupações”, lembrou.

O uso de rendas nos detalhes dos vestidos é sua marca registrada, e, com isso, Artur vem se destacando cada vez mais no mercado da moda, tanto em Alagoas quanto em outras capitais do país. Seu talento já conquistou, por exemplo, artistas como a cantora Elba Ramalho. O estilista alagoano atribui boa parte desse sucesso ao incentivo e apoio oferecidos pelo Sebrae em Alagoas, o que vem ajudando o empreendedor a alcançar mais reconhecimento dia após dia.

 Incentivo

Assim que Artur decidiu se dedicar exclusivamente à confecção de seus vestidos, logo procurou o Sebrae para saber quais os caminhos de profissionalização deveria seguir. De acordo com o estilista, os analistas e consultores da instituição lhe indicaram cursos e palestras focados tanto em gestão quanto no segmento da moda. “Como jornalista, eu já tinha feito algumas matérias sobre os Arranjos Produtivos Locais (APL), e tinha uma noção de como o Sebrae atuava. Como a instituição é referência no apoio aos pequenos negócios, fui em busca de informação e encontrei várias soluções”, ressaltou.

Logo após os cursos de atualização e aperfeiçoamento, Artur foi inserido na Cadeia Produtiva de Têxtil e Confecções de Alagoas (CPTC). O estilista passou a ser atendido pelo projeto juntamente com outros empresários de Arapiraca, e, por meio da Cadeia, foram viabilizadas ações de capacitações e consultorias de acompanhamento, que apontaram a necessidade de algo mais específico, como planejamento de marketing, desenvolvimento de logomarca, entre outras ações.

“A ajuda do Sebrae foi e é muito importante, porque reforça nossas habilidades empreendedoras, nos direciona para onde devemos seguir e nos prepara para o mercado competitivo. Entendi como várias nuances do mundo da moda funcionam por causa das consultorias que participei na instituição, tanto as que foram realizadas em Arapiraca, como as que aconteceram em Maceió”, afirmou o estilista.

Depois do pontapé inicial, ele passou a fazer parte do Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest), que é parceiro da CPTC, junto com o Sebrae, Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). Atualmente, além de Arapiraca, a Cadeia Produtiva de Têxtil e Confecções (CPTC) atua em mais 19 municípios do estado.

Crescimento

Hoje, o estilista Artur Cavalcante possui dois ateliês, sendo um em Arapiraca e outro em Maceió. Para Ana Paula Dantas, analista da Unidade de Indústria do Sebrae em Alagoas, ele tem um trabalho diferenciado e, por isso, seu talento está sendo cada vez mais reconhecido. “Artur é bastante atuante e comprometido com as ações da Cadeia Têxtil. Seu talento e suas criações já estão abrindo portas para o mercado regional e até nacional”, destacou a analista.

Artur Cavalcante, que vai participar da Feira do Empreendedor 2015, no período de 14 a 17 de outubro deste ano, em Maceió, é o idealizador do Fashion House Arapiraca, um evento que reúne anualmente desfiles de moda, exposições de marcas e grifes reconhecidas nacional e internacionalmente, produtos de empresas que trabalham com mobília requintada, cosméticos, decoração, buffets; serviços de cerimonial, entre outros, sendo todas empresas de Arapiraca.

Vestidos para noivas

Além de vestidos para festas e ocasiões especiais, o estilista Artur Cavalcante também é destaque no segmento de noivas: para as mulheres prestes a casar, a escolha do vestido é crucial, porque a peça deve ser linda e impecável, já que o casamento é um momento muito importante para boa parte das mulheres.

De acordo com o estilista, que também deixa a renda predominar nos vestidos de noiva, como o casamento é a data mais aguardada pela noiva e pelos seus familiares, a dedicação à produção desse vestido deve ser total. “É preciso entender os desejos e sonhos da mulher que está casando e, a partir daí, se concentrar no processo de criação e montagem. A satisfação de ver o brilho no olhar de uma noiva quando está provando seu vestido é algo indescritível”, comentou Artur.

 Expectativas

 Mesmo já tendo conquistado tamanho sucesso no mundo da moda, Artur quer ir mais além. Ele tem como projeto industrializar sua marca e vê-la sendo vendida em lojas por todo o país e mundo afora, com pessoas sendo influenciadas por suas criações. “Esse é o sonho de todo estilista”, reforça Artur.

No entanto, ele garante que, mesmo que esse momento chegue, ele continuará a fazer roupas sob medida para as suas “clientes especiais”. “Já temos um nome reconhecido no mercado, agora, quero ter mais estrutura empresarial e mercadológica, como um administrador para a empresa, por exemplo. Esse investimento se faz necessário para que eu possa me dedicar mais à criação e menos à parte burocrática que todo negócio possui”, destacou.

Segundo o estilista, o Sebrae em Alagoas será um parceiro importante para mais essa conquista, pois são as consultorias da instituição que lhe orientarão nos próximos passos. “Para realizar esse sonho, já comecei a fazer cursos sobre exportação, e tenho certeza de que o Sebrae vai continuar me proporcionando instrumentos para que eu consiga trilhar esse caminho e chegar lá”, declarou o arapiraquense Artur Cavalcante.

TAGS:

Deixe o seu comentário