09/06/2015 12h07

Índice de intenção de compras das famílias aponta retração do consumidor

Ajuste macroeconômico

Endividado, consumidor maceioense não indica fazer novas compras

 

De acordo com o Instituto Fecomércio, o resultado sinaliza que os ajustes macroeconômicos provocados pelas autoridades monetárias têm provocado expectativas desfavoráveis, influenciando a decisão do consumidor na realização de compras. Outros fatores como a desaceleração do mercado de trabalho, os elevados juros nos parcelamentos e comprometimento da renda com pagamento de dívidas contraídas influenciam esse comportamento, bem como impactam nas variáveis que definem o indicador do consumo.

A pesquisa também apontou queda na satisfação com a renda atual, que saiu de 122,8 em abril para 201,6 em maio. Na avaliação do momento para compra de duráveis houve uma leve melhora, registrando 92,2 para maio (mês passado foi 91,7).

Quando questionados sobre o acesso a créditos ou empréstimos, 42% dos entrevistados disseram estar mais fácil, enquanto 28,4% afirmaram estar mais difícil e 18,2% acreditam que está semelhante ao ano passado.

Para conferir os dados desta pesquisa na íntegra, acesse o site do Instituto Fecomércio AL (www.fecomercio-al.com.br/ifepd/).

 

De acordo com o Instituto Fecomércio, o resultado sinaliza que os ajustes macroeconômicos provocados pelas autoridades monetárias têm provocado expectativas desfavoráveis, influenciando a decisão do consumidor na realização de compras. Outros fatores como a desaceleração do mercado de trabalho, os elevados juros nos parcelamentos e comprometimento da renda com pagamento de dívidas contraídas influenciam esse comportamento, bem como impactam nas variáveis que definem o indicador do consumo.

A pesquisa também apontou queda na satisfação com a renda atual, que saiu de 122,8 em abril para 201,6 em maio. Na avaliação do momento para compra de duráveis houve uma leve melhora, registrando 92,2 para maio (mês passado foi 91,7).

Quando questionados sobre o acesso a créditos ou empréstimos, 42% dos entrevistados disseram estar mais fácil, enquanto 28,4% afirmaram estar mais difícil e 18,2% acreditam que está semelhante ao ano passado.

Para conferir os dados desta pesquisa na íntegra, acesse o site do Instituto Fecomércio AL (www.fecomercio-al.com.br/ifepd/).

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