30/11/2022 9h22

Confiança do empresário do comércio maceioense sobe e supera índices de outras regiões do País

Taxa registrada em outubro na capital alagoana é a melhor desde novembro de 2012

Varejo maceioense aposta na expansão de vendas com a chegada do Natal

 

Após um início de ano de quedas seguidas mês a mês, a partir de junho, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Maceió reverteu a tendência de baixa no gráfico e registrou em outubro a quinta alta consecutiva, aos 136,4 pontos. A pesquisa, que é elaborada pelo Instituto Fecomércio Alagoas, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta ainda que não era alcançado um patamar de otimismo como esse desde novembro de 2012.

Na comparação com o mês anterior (131,9 pontos), foi registrado um aumento de 3,4% no índice, consolidando a tendência de alta iniciada em junho. O assessor econômico da Fecomércio AL, Victor Hortencio, ressalta que, a nível nacional, conforme dados apresentados pela CNC, também se percebe um movimento de recuperação do otimismo.

Hortencio acredita que a sequência de resultados favoráveis do índice tem refletido o aumento no gráfico da intenção de consumo do maceioense, que tem sido potencializada, por sua vez, pelo cenário de crescimento na geração de emprego, de desaceleração da inflação e do investimento federal em auxílios de transferência de renda. “Outro fator que pode ter influenciado diretamente o otimismo dos empresários do comércio é que o segundo semestre abriga as maiores datas comemorativas do ano, em termos de faturamento e receita, como a Black Friday e o Natal. De maneira que, juntas, as duas datas comerciais geram uma expectativa na ordem de quase R$ 100 milhões, conforme foi identificado em nossas pesquisas”, argumentou.

Todas as subcategorias do ICEC registraram variação positiva, tanto no comparativo mensal quanto no anual.  “Condições Atuais do Empresário do Comércio” e “Intenções de Investimento” foram os subindicadores que mais se destacaram, com variação mensal acima de 4%. Nesse contexto, de acordo com Hortencio, “Intenções de Investimento”, com crescimento de 4,7%, alavancado, principalmente, pela alta de 10,3% no subíndice de “Contratação de Funcionários”, foi o indicador que mais influenciou o crescimento do índice de Confiança do Empresário do Comércio em outubro.

TAGS:

Deixe o seu comentário