25/12/2022 8h24

Comércio espera crescimento de mais de 20% na receita com pagamento do décimo terceiro salário

Diante da expectativa do aumento nas vendas, empresários buscaram investir em renovação de estoque e contratação de novos funcionários

Varejo cresce receita no mercado alagoano

A antecipação do décimo terceiro salário por parte do governo do estado e pela prefeitura de Maceió foi muito bem recebida pelos empresários do Comércio alagoano. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio Alagoas, 98,13% dos lojistas veem a iniciativa como um fator importante para contribuir com o aumento no fluxo de vendas no mês de dezembro. Entre os que acreditam que a medida deve elevar a receita dos estabelecimentos, 83,65% esperam um crescimento no faturamento igual ou superior a 20%.

Segundo o levantamento, 86,92% dos empresários estão otimistas para registrar um aumento nas receitas devido ao pagamento do décimo terceiro salário, que, conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Fecomércio, deve injetar mais de R$ 1,36 bilhões na economia alagoana. Diante desse contexto, 62,69% dos lojistas acreditam que o aumento no faturamento deve ficar entre 20% e 40%. Para 17,91%, a expectativa é ainda mais otimista, e espera-se um acréscimo entre 40% e 60%. Com otimismo mais moderado, 16,42% dos lojistas acreditam em uma melhora de até 10%. Já para 2,99%, o acréscimo deve ficar entre 60% e 80%.

O estudo (que realizou entrevistas de 30 de novembro a 1º de dezembro) identificou também que, diante da perspectiva positiva, 76,64% dos lojistas investiram ou pretendiam investir em seus estabelecimentos para se preparar para o crescimento no fluxo das vendas. Entre os principais investimentos, estão: aumento/renovação de estoque (41,59%), contratação de novos funcionários (32,60%), marketing (17,98%) e e-commerce (6,18%).

O Instituto Fecomércio também ouviu os consumidores. E, dentre os entrevistados, 33,30% são servidores públicos, os quais tiveram o pagamento do décimo terceiro salário antecipado, tanto em âmbito estadual quanto em âmbito municipal. Em relação ao vínculo empregatício, contudo, a maior parcela do público (40,70%) informou estar no regime celetista (iniciativa privada). Após o regime estatutário (serviço público), que ocupa a segunda posição, aparecem na sequência emprego informal (13,90%), desempregados (6,50%) e aposentados/pensionistas (5,60%).

Para 79% do público consumidor, a antecipação concedida pelo governo estadual e pela prefeitura de Maceió é uma medida importante por diversos motivos. Entre os três principais citados na pesquisa, 38,26% acreditam que é fundamental na organização do orçamento familiar, 32,14% entendem que o valor é importante no ajuste das pendências financeiras (dívidas) e 21,70% veem a medida como essencial para aproveitar com tranquilidade as comemorações de fim de ano.

Quanto ao que o maceioense pretende fazer com o décimo terceiro salário, três usos se sobressaem: pagar as contas em atraso (27%), fazer as compras de fim de ano (21%) e poupar/investir o dinheiro (19%). Com menos destaque, pagar despesas com matrícula e material escolar (7%), custear reformas residenciais (6%), pagar despesas com festas e confraternizações de fim de ano (6%) e aproveitar nas férias/viagens (5%) também foram citados no levantamento.

TAGS:

Deixe o seu comentário