08/06/2015 10h42

Campanha Campo Limpo recolhe embalagens vazias de defensivos agrícolas em perímetros irrigados da Codevasf

Embalagens vazias de defensivos agrícolas podem representar uma ameaça ao meio ambiente se não forem recolhidas de maneira correta

Recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas ocorrerá nos perímetros do Boacica e do Itiúba

Embalagens vazias de defensivos agrícolas podem representar uma ameaça ao meio ambiente se não forem recolhidas de maneira correta. Por essa razão, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza na próxima semana, em Alagoas, mais uma etapa da Campanha Campo Limpo, que orienta agricultores dos perímetros irrigados do Boacica, em Igreja Nova, e do Itiúba, em Porto Real do Colégio, sobre o descarte correto das embalagens.

A campanha recolherá embalagens vazias de defensivos agrícolas na próxima terça-feira, 9 de junho, das 9h às 16h, no perímetro irrigado do Itiúba; o ponto de entrega será a sede do Distrito de Irrigação do Itiúba (Dipi), organização que representa os agricultores. Na quarta-feira, 10 de junho, entre 9h e 16h, será a vez dos agricultores do perímetro irrigado do Boacica se desfazerem corretamente das embalagens; eles devem se dirigir com o material à sede do Distrito de Irrigação do Boacica (DIB).

De acordo com o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, Pedro Melo, essa é a terceira etapa da campanha em que há recolhimento de embalagens. “A Campanha Campo Limpo consiste em um dia para que os agricultores do Boacica e do Itiúba descartem corretamente as embalagens de agrotóxicos, semestralmente, sem o risco de ficar com esse estorvo em casa. Em dezembro faremos mais uma ação de recolhimento”, explica Melo.

“O objetivo principal da campanha é promover uma natureza mais limpa, uma melhor qualidade da água. Se essas embalagens ficarem no campo, terminarão nas áreas de várzea do rio São Francisco, contaminando o solo e a água. E o que é mais perigoso é que as pessoas reutilizam essas embalagens para outros fins. Assim, estamos tirando as embalagens do campo para dar um fim correto a elas”, acrescenta Pedro Melo.

Segundo o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf, após o uso do defensivo e com a embalagem vazia, o agricultor deve lavá-la três vezes com água – a água da lavagem deve ser jogada no mesmo local em que o produto foi usado. Com esse procedimento, a embalagem estará pronta para entrega e o agricultor receberá um recibo de que está em dia com a legislação ambiental e com a preservação do meio ambiente.

A Campanha Campo Limpo vem sendo executada pela Codevasf nos perímetros irrigados de maneira continuada com ações como palestras e dias de campo. A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas (Adra/AL).

Deixe o seu comentário