10/04/2015 18h26

APL Móveis no Agreste é modelo para estudantes de design de interiores

Um grupo de alunos aproveitará para conhecer a tradicional feira livre da cidade

Estudantes do curso de design de interiores do Instituto Federal de Alagoas em Maceió, visitarão empresários do APL Móveis do Agreste

Um dos pilares econômicos do Agreste alagoano é a movelaria. O segmento servirá de modelo para estudantes do curso de design de interiores do Instituto Federal de Alagoas em Maceió (Ifal), que farão uma visita a empresários do Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis no Agreste nesta segunda-feira (13). O encontro ocorrerá na cidade de Arapiraca.

O grupo de alunos também conhecerá a tradicional feira livre da cidade, montada semanalmente, às segundas-feiras. A manifestação existe há mais de 100 anos e a estrutura do local possui uma grande diversidade de produtos para comercialização, desde raízes e alimentos naturais até peças produzidas por moveleiros da região.

No total, 90 estudantes e professores aprofundarão o conhecimento sobre a cidade de Arapiraca e a região. A viagem faz parte de um projeto do Núcleo de Pesquisa em Design (NPDesign/IFAL), em que cada semestre os alunos vão até um município diferente de Alagoas. Na próxima etapa, o destino dos alunos é Quebrangulo.

Segundo a professora do curso superior em design de interiores do Ifal, Áurea Raposo, a iniciativa pretende ampliar o repertório dos estudantes. “A escolha das cidades é uma das alternativas para que nossos alunos aprendam mais sobre a cultura do estado e todas as possibilidades que podem ser absorvidas nos projetos criados por eles”, afirma.

Sóstenes Leites, da empresa Léo Móveis, há mais de 30 anos do mercado, comemora a visita dos estudantes e acredita no encontro como um momento oportuno para divulgar o trabalho do empreendimento. “O encontro é uma maneira de tornar os produtos mais conhecidos em todo o estado e apresentar todo processo de fabricação”.

Ele enfatiza que as peças da empresa já são vendidas para todo estado, mas a ideia do negócio é levar os produtos para todo Nordeste. “O interesse maior nos próximos anos é tornar a Léo Móveis conhecida principalmente nas capitais da nossa região. Dentro do planejamento também pretendemos entrar no ramo de exportação”.

APL

 O Arranjo Produtivo Local Móveis no Agreste surge como uma importante ferramenta para o suporte a atividade moveleira, trabalhada há mais de 50 anos na região por pequenos e grandes empresários.  O APL atende as cidades de Arapiraca e Palmeira dos Índios, dois grandes centros na produção com madeira, móveis planejados e em série.

De acordo com a gestora do APL Móveis no Agreste, Cárbia dos Santos, a parceria surge como um caminho para futuros projetos. “A interação com os estudantes poderá render bons frutos, pois a interação com os estudantes e a academia abrem as possibilidades para estudos direcionados ao nosso público, gerando conhecimento e boas oportunidades”, justifica.

O APL Móveis no Agreste integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae.

 

Deixe o seu comentário