25/02/2015 10h37

Semanas Temáticas vão abordar assuntos recorrentes de segurança durante todo o ano

Atividades acontecem uma vez a cada mês nas quatro plantas de Vinílicos, em Alagoas e Bahia

Técnicos e equipes se mobilizam e participam das semanas temáticas

Fazer algo diferente logo no início do ano para chamar atenção e mobilizar os profissionais da área e os demais colegas nos temas críticos de segurança no trabalho das plantas de Vinílicos da Braskem. Esse foi o pensamento por trás do Projeto 12 Semanas, em execução nas unidades de Alagoas e Bahia, que desde janeiro usa uma semana do mês para palestras e DSSMA especiais a fim de chamar atenção sobre os tópicos mais críticos.

O projeto foi idealizado pelas equipes de Manutenção, Segurança e Operação das Plantas de Vinílicos, que enxergaram neste formato, através de uma análise crítica dos resultados dos últimos anos, uma forma de aumentar ainda mais a atenção dos integrantes, parceiros e terceirizados para as estratégias de SSMA e do SEMPRE. Ou seja, pequenas atitudes que podem prevenir e evitar acidentes, sejam eles no trabalho ou em casa, como aponta Roberto Bulhões, responsável pela Manutenção.

“Queremos transformar essa informação em conhecimento. Não só em conhecimento industrial, mas em algo que nossos integrantes apliquem no dia a dia em casa, no trânsito, com suas crianças. A cada mês será trabalhado um tema específico nesse sentido de relembrar, alertar e estimular ainda mais a cultura de prevenção”, afirmou Bulhões.

Semanas temáticas

Em janeiro, entre os dias 19 e 23, o tema trabalhado foi a Segurança em Atividades de Eletricidade, com uma participação efetiva todos os dias e aderência total dos integrantes e parceiros, principalmente na retirada de dúvidas e contribuições, de acordo com o responsável pela semana, Rayner Brito.

“O saldo foi de grandes ganhos para todos, tanto para aqueles que trabalham diretamente com atividades em eletricidade, como para as lideranças que puderam internalizar alguns conceitos e conhecimentos. Nós tivemos avanços significativos na busca de uma cultura prevencionista e na busca sempre do Zero Acidente, chamando atenção para a consciência adequada sobre o serviço e pela prática do cumprimento dos procedimentos de segurança”, avaliou Rayner.

Neste mês de fevereiro, a semana será focada na prevenção contra contato de produtos químicos, um dos riscos mais presentes em Vinílicos nas atividades de manutenção e operação. Serão realizadas palestras sobre a pele humana, a importância e correto uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), blitz para avaliação de Permissões de Trabalho e um grande momento para apresentar o resumo das últimas ocorrências, avaliando os incidentes para identificar a causa e evitar sua recorrência.

“Além disso, a formação na cultura de segurança permite levar os ensinamentos para casa e com isso instruir nossos familiares, principalmente crianças, sobre o risco doméstico. Vamos distribuir cartilhas para facilitar essa comunicação. Essa é a grande valia dessas 12 Semanas, de manter sempre vivo e em debate os temas mais relevantes e que fazem a diferença na garantia da segurança das pessoas”, defendeu Annibal Brito, responsável pela execução da semana de fevereiro nas unidades de Alagoas.

TAGS:

Deixe o seu comentário