07/04/2014 8h25

Versão infantil do Programa Sesi Cozinha Brasil chega a Alagoas

Estudantes da Rede Sesi em Maceió estão tendo aulas do Projeto Cozinha Brasil Infantil.

Estudantes da Rede Sesi em Maceió estão tendo aulas do Projeto Cozinha Brasil Infantil
Estudantes da Rede Sesi em Maceió estão tendo aulas do Projeto Cozinha Brasil Infantil. O Cozinha Brasil é um programa do Sesi voltado para a alimentação saudável, de baixo custo e com alto valor nutricional.
Nesta primeira semana, de segunda (1º) à sexta-feira (4), alunos da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona), dos 10 aos 12 anos de idade, têm aulas na Cozinha Fixa do programa, situada na Vila Olímpica Albano Franco. A próxima turma terá aulas de 8 a 11 próximos, desta vez com os alunos da Escola Sesi Trapiche, dos 6 aos 11 anos de idade, na unidade móvel do programa, que estará no Ginásio do Sesi.
“Neste curso, ela­boramos um cardápio especial­mente adaptado para os nossos pequenos alunos, receitas fáceis, saborosas e que aproveitam frutas e verduras de forma integral”, explica a nutricionista do Programa Sesi Cozinha Brasil que conduziu o curso, Marta Maia Nobre. “Também aproveitamos a oportunidade para conversar um pouco sobre noções de higiene, propriedades dos alimentos e explicar o que as crianças devem comer nas refeições principais”, complementa.
Entre as receitas preparadas estão o suco do Hulk, o brigadeiro gostoso, o bolo laranjinha e a vitamina da alegria. “Eu não sabia que existia brigadeiro saudável, feito com casca de banana e ainda por cima gostoso. É incrível! Isso é muito curioso! Vou ensinar para a minha família e para os meus filhos e netos no futuro. Vai ser um sucesso!” declarou o aluno Caio Vinicius Medeiros, de 10 anos.
“Esta é uma iniciativa muito interessante, principalmente porque no ano passado a escola desenvolveu um projeto sobre alimentação saudável, conduzido pelos professores de Educação Física e Ciências. Na oportunidade, os alunos participaram de diversas atividades, dentre elas palestras ministradas pelas nutricionistas do próprio Sesi e, desde então, percebemos, até na cantina da escola, um maior interesse pela alimentação saudável. O Cozinha Brasil veio a somar ainda mais para adoção de bons hábitos”, destaca a supervisora da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes, Zozima Maria Ferreira Tavares.
“Nosso objetivo é que o curso seja extensivo aos pais, num segundo momento, para envolver os familiares no processo de educação alimentar. É muito importante que toda a família abrace essa ideia”, complementa a coordenadora da Unidade de Educação Continuada do Sesi-AL, Valdirene Lima.
Programa Sesi Cozinha Bra­sil - Através do Programa, o Sesi ensina a população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício, aproveitando todas as partes, inclusive o que normalmente é desprezado, como caule, talos, cascas, folhas e sementes.
A iniciativa beneficiará a todos os alunos das duas unidades educacionais. O curso, especialmente elaborado para o público infantil, é pratico e teórico e poderá ser estendido para as escolas públicas, em parceria com empresas industriais. Os participantes recebem o material didático com livro de receitas. Mais informações, com a unidade de Educação Continuada, pelo telefone (82) 2121-3035.
TAGS:

Deixe o seu comentário