11/09/2013 8h16

Ciclistas organizam a comemoração do Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, em Maceió

Evento tem por objetivo conscientizar a população sobre os problemas causados pelo o uso intenso de automóveis.

Ciclistas organizam o Dia Mundial Sem Carro em Maceió

Na Praça Centenário, a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), participou da reunião sobre o Dia Mundial Sem Carro que acontece 22 de setembro em Maceió. Os envolvidos no evento realizaram vistorias no local que será ponto de apoio para os participantes após o passeio ciclístico com saída da Polícia Rodoviária Federal (PRF) seguindo até a Praça.

O evento tem por objetivo conscientizar a população sobre os problemas causados pelo o uso intenso de automóveis. Entre uma das alternativas para diminuir os impactos causados pela poluição por gás carbônico, se destaca a bicicleta.

“Esse meio de transporte sustentável é uma excelente alternativa, pois permite a prática de atividades físicas, tem o custo baixo e reduz o congestionamento no trânsito”, explicou Gildo Santana, representante da Associação Alagoana de Ciclistas (ACC). Acrescentou também que, além da poluição atmosférica e sonora, o uso de automóveis pode ocasionar doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, entre outros.

A coordenadora de educação ambiental da Sempma, Eva Moraes, acredita que o evento possa conscientizar adultos e crianças em relação à problemática. Adiantou também que, a Secretaria do Meio Ambiente terá um estande na Praça Centenário, onde serão realizadas atividades recreativas com as crianças além da distribuição de mudas.

O Dia Mundial Sem Carro teve inicio em algumas cidades da Europa e, desde então, vem se espalhando pelo mundo. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla) e Secretaria do Meio Ambiente participaram dessa reunião que prolongou até as 12h no Instituto do Meio Ambiente.

Deixe o seu comentário