27/12/2012 15h29

Algás inaugura sala para monitorar distribuição de gás natural no Estado

Companhia de gás é a primeira do Nordeste a implantar uma sala operada pelo sistema iFix

Sala de monitoramento da Algás é dotada de equipamentos de última tecnologia

Assessoria/Algas

O Conselho de Administração da Algás, presidido pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, visitou, nesta   quarta-feira (19), a nova Sala de Controle da empresa. A Companhia de Gás de Alagoas é a primeira do Nordeste a implantar uma sala operada pelo sistema iFix, onde os mapas são visualizados com a tecnologia 3D e o combate à fraude é um dos mais eficazes do Brasil.

“Mais uma vez Alagoas sai na frente quando o assunto é monitoramento. A sala de controle conta com equipamentos de ponta que beneficiarão ainda mais o setor econômico do Estado, pois o comércio e as indústrias que utilizam gás serão supervisionados por redes, evitando gastos e desperdícios”, afirmou o secretário Luiz Otavio Gomes.

A sala abriga todo o sistema supervisório da rede de distribuição de gás natural, acompanhando as variáveis de campo, tais como vazão, pressão, volume, temperatura e todo o consumo de gás dos clientes da Companhia, sejam eles postos de combustíveis; comerciais de grande porte, como o supermercado Palato; e indústrias, a exemplo da nova planta de PVC da Braskem.

“A sala possui um sistema de comunicação de dados que, através de alertas via e-mail, tomamos conhecimento se tiver algum vazamento ou qualquer outra anormalidade na estação, como um rompimento dos lacres dos medidores. O atraso para a captação de informações é de no máximo um minuto, evitando assim que acidentes aconteçam e se multipliquem”, explicou o diretor presidente da Algás, Geoberto Espírito Santo.

O diretor técnico e comercial da Algás, Antônio Carlos Dória, e o engenheiro coordenador de automação, Jaelson Silva, explicaram que o sistema da Sala de Controle funciona em tempo real por GPRS e que os e-mails enviados pelo sistema ao grupo de engenheiros responsáveis quando há alguma falha detectada, podem ser esses acessados e operados por meio de dispositivos móveis.

“É um passo ímpar que a Algás dá com relação ao monitoramento do fornecimento de gás natural para o Estado. Com esse sistema, a detecção de problemas e a resolução dos mesmos acontecerão em tempo real, proporcionando aos alagoanos muito mais segurança e conforto”, concluiu o secretário chefe do Gabinete Civil e membro do Conselho, Álvaro Machado.

Secretário Luiz Otávio Gomes, presidente da Algás Geoberto Espírito Santo e toda equipe na inauguração da nova sala de monitoramento

Deixe o seu comentário