05/02/2015 16h47

Alagoanos disputam vaga em mundial de profissões

O torneio reunirá profissionais de mais de 50 países em provas que simulam os desafios das profissões

Alagoano Weverton Santos (20 anos) é um dos competidores estão na disputa para representar o Brasil na ocupação de construção em alvenaria estrutural
Cento e quarenta e três jovens brasileiros, entre eles oito alagoanos, entraram na reta final de preparação para a competição mundial de profissões técnicas que será realizada na capital paulista, de 11 a 16 de agosto. A primeira fase das seletivas para conquistar uma vaga nas 45 modalidades em que o país deve participar na WorldSkills São Paulo foi encerrada no último dia 30 de janeiro.
O torneio reunirá profissionais de mais de 50 países em provas que simulam os desafios das profissões. Para chegar ao mundial, os brasileiros passaram por um curso de formação profissional nas escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os que se destacaram foram escolhidos para o torneio nacional de profissões técnicas e, dentre eles, os mais bem colocados disputam agora uma vaga no internacional.
Para ele, são os detalhes que vão definir quem vai para o mundial. “Na competição, é preciso construir três paredes com características diferentes, sendo que uma delas é sempre um projeto desconhecido”, diz.
Outros alagoanos na disputa são os jovens Clevison Luiz de Santana (TI – Soluções de Software); Wanessa de Brito Ferreira e Jullyo Cesar Brandão da Silva (Tecnologia de Mídia Impressa); Max Willian de Oliveira Marques (Instalação Hidráulica e a Gás); Maria Priscila dos Santos Rodrigues (Confeitaria); Maxuel Rodrigues dos Santos (Refrigeração e Ar-Condicionado); e Eike Duarte Santiago (Administração de Sistemas de Rede).
Competição – Realizada a cada dois anos, a WorldSkills conta com competidores de mais de 70 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul para simular desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais.
TAGS:

Deixe o seu comentário