02/08/2012 9h53

Gari encontra no Senac Alagoas uma oportunidade para mudança de vida

Programa Senac de Gratuidade tem servido de estímulo para pessoas que buscam espaço no mercado de trabalho

Fátima é aluna do curso de Auxiliar Administrativo por meio do Programa Senac de Gratuidade

Cristiane Calaça/Senac

Maria de Fátima Ramos Tavares tem 45 anos. Ela trabalha como gari em Maceió e, com o salário, sustenta os quatro filhos e os dois netos. No último edital lançado pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), Fátima enxergou uma oportunidade de mudança de vida. Na última segunda-feira, 30.7, ela iniciou o curso de Auxiliar Administrativo e já na aula inaugural chamou a atenção da turma pela história de superação.

Aos 24 anos, Fátima foi abandonada pelo esposo e, sozinha, teve que encontrar meios para sustentar os quatro filhos. Por algum tempo, ela sobreviveu dos restos de verduras catados nos mercados da capital e da venda de pipocas no Estádio Rei Pelé. “Ter conquistado uma bolsa para estudar no Senac foi uma grande vitória. Concorri com mais de mil candidatos e consegui essa oportunidade. Agora cabe a mim aproveitar. Sei que a idade não importa porque meu interesse em mudar de vida é maior que todos os obstáculos”, diz a aluna, que pretende, um dia, fazer o curso superior em Gestão Ambiental.

E a experiência com o Senac Alagoas não é nova. A filha, Izabel Tavares, e a nora, Crislayne do Nascimento, são ex-alunas da escola de educação profissional. Isabel fez o curso de Frentista e Crislayne do Nascimento, de Recepcionista. Com o certificado Senac, as duas foram inseridas no mundo do trabalho. “Percebi a mudança das duas ainda durante o curso, seja no visual, na forma de falar, de se relacionar com as pessoas. Minha filha, por exemplo, já recebeu até diploma de funcionária modelo! Estou certa de que o Senac também vai me transformar. Vou lutar por isso”, garante ela.

O próximo edital do PSG será lançado em setembro.  O programa destina-se a pessoas de baixa renda – cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse 2 salários mínimos federais. Mais informações sobre o programa no http://www.al.senac.br/SistemadeGratuidade/. Acompanhe também o Senac Alagoas nas Redes Sociais e fique por dentro das novidades: facebook.com/senacalagoas e twitter.com/senacal.

Deixe o seu comentário