18/11/2019 10h57

Imprensa Oficial lança as Obras Completas do escritor alagoano Aloísio Costa Melo

Com apoio do Governo do Estado, publicação é alusiva ao centenário da Academia Alagoana de Letras e aos 100 anos do autor

Secretário de Comunicação, Ênis Lins, conhecendo as obras completas do escritor alagoano Aloísio Costa Melo

As obras completas do escritor alagoano Aloísio Costa de Melo (1919-1998) foram lançadas nessa quinta-feira (14), em solenidade no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), no Centro de Maceió. Com apoio do Governo do Estado, o lançamento é alusivo ao centenário da Academia Alagoana de Letras (AAL) e aos 100 anos do autor.

“Esse é um momento muito importante para o Governo do Estado, pois traz exatamente o compromisso para a preservação da história e a divulgação da cultura e da literatura alagoana”, declarou o Secretário de Estado de Comunicação, Ênio Lins.

Membro da Academia Alagoana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Aloísio Costa de Melo esteve próximo à literatura desde a juventude. Carregava consigo, para onde quer que fosse, um bloquinho de notas, no qual registrava seus pensamentos, as coisas que observava e o que sentia. Quase como uma espécie de diário, esses rascunhos se transformavam, mais tarde, em seus contos, romances e histórias de ficção. Costa Melo era também um grande memorialista que introduzia em seus livros as lembranças vividas nos contextos rural e urbano das pequenas cidades alagoanas.

“É extremamente gratificante e emocionante fazer essa homenagem ao meu pai. Uma pessoa que continua viva através das suas obras”, contou a professora da Ufal, Maria Heloísa Melo de Moraes, filha do escritor que, juntamente com a jornalista Cíntia Ribeiro, organizou os dois volumes com as obras completas de Aloísio Costa Melo.

O primeiro volume contém os textos relacionados a memória do escritor, enquanto o segundo traz as histórias de ficção. Ambos os livros contam com o designer gráfico de Cícero Rodrigues e os desenhos de Mário Aloisio Barreto, também filho do escritor e superintendente do Iphan em Alagoas.
Os livros são publicados pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos que, em conjunto com a Secretaria de Estado de Comunicação, vem ampliando e divulgando clássicos da literatura alagoana. “Aloisio Costa Melo faz parte da nossa missão de resgatar obras de escritores alagoanos que contribuíram e contribuem para o universo literário”, declarou o diretor-presidente da Imprensa Oficial.

TAGS:

Deixe o seu comentário