06/08/2019 10h08

Secretário Enio Lins recebe a Comenda Jornalista Audálio Dantas

Honraria foi criada para homenagear as personalidades que se destacam nos diversos segmentos da comunicação alagoana

Secretário da Comunicação, Ênio Lins, recebe merecido a Comenda Jornalista Adáulio Dantas

A sessão solene na Assembleia Legislativa de Alagoas, a primeira Comenda Jornalista Audálio Dantas. A honraria foi criada pelo deputado estadual Davi Davino Filho, em 2018, para homenagear as personalidades que se destacam nos diversos segmentos da comunicação alagoana.

Enio Lins dedicou a homenagem aos saudosos jornalistas Dênis Agra e Freitas Neto, representando todos os profissionais da “velha guarda”. Ele afirmou que receber a Comenda Jornalista Audálio Dantas é uma satisfação múltipla.

“É múltipla porque qualquer comenda que alguém receba é de se ficar orgulhoso; segundo, porque essa Comenda tem o nome de quem tem: Audálio Dantas. E terceiro, por ser a primeira pessoa a ser distinguida com tal honraria. Então, trata-se de uma honra tríplice”, declarou o jornalista, agradecendo a Davi Davino e aos demais deputados da Casa de Tavares Bastos.

Davi Davino declarou que Enio Lins é uma referência não só para Alagoas, mas para todo o Brasil. Ele destacou a perspicácia dos seus traços que o consagraram como chargista.

“Através das suas charges, ele conseguiu encantar e conquistar vários leitores. Esse, então, é um momento de muita alegria. Homenageamos aqui, hoje, tanto o Enio como Audálio Dantas, que são figuras importantíssimas para a comunicação do nosso estado e para o Brasil”, declarou Davi Davino.

O governador Renan Filho e secretários estaduais prestigiaram a solenidade. “Certamente essa homenagem ao Enio é muito mais pelo profissional que foi ao longo da sua carreira do que pela estada circunstancial à frente da Secretaria de Comunicação. Mas estando ele secretário, eu não poderia deixar de vir aqui lhe dar um abraço, ele que é uma das nossas referências do jornalismo”, disse o governador.

O homenageado

O alagoano Enio Lins de Oliveira nasceu em Maceió, em 27 de janeiro de 1957. Profissionalizou-se como jornalista na Tribuna de Alagoas, em 1979, embora tenha trabalhos publicados regularmente na imprensa desde 1977. Foi diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais e diretor da Sucursal Alagoas da Tribuna Operária. Colaborou com praticamente todas as publicações alternativas alagoanas desde 1979.

No campo da política, participou de movimentos sociais. Foi vereador por Maceió em 1988, primeiro secretário de Cultura do município de Maceió (1993-1994) e secretário estadual da Cultura (1995-1996). Retornou ao batente de jornalista em 1996. Trabalhou como editor-adjunto da Gazeta de Alagoas, onde também escrevia uma página diária de serviços e cultura.

As crônicas e editoriais publicados nesta página deram origem ao livro intitulado “Miolo do Pote” (2000). Em 1998, retornou à charge política e ilustrações de humor. Atualmente, está à frente da Secretaria de Estado da Comunicação do Governo de Alagoas.

Audálio Dantas

Alagoano de Tanque D’Arca, Audálio Dantas começou sua carreira como repórter em 1954, no jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo). Ele também passou pela redação da revista O Cruzeiro, onde foi redator e chefe de reportagem, e pela Quatro Rodas. Na revista Realidade, Audálio se destacou pelas grandes reportagens, principalmente ao desbravar o Litoral e Sertão nordestino.

Ele teve um importante papel como líder sindical à frente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e na FENAJ, onde chegou a denunciar barbáries durante o período da ditadura, incluindo a morte do jornalista Vladimir Herzog. Em 1978, foi eleito deputado federal pelo Estado de São Paulo.

Algumas de suas obras incluem a biografia de Vlado Herzog, do também alagoano Graciliano Ramos, do escritor e cartunista Ziraldo, entre outras. Audálio morreu aos 88 anos no dia 30 de maio de 2018.

TAGS:

Deixe o seu comentário