04/01/2013 9h48

Centro Cultural Sesi traz exposição do Mestre do Fotojornalismo

Exposição ‘Os Olhos da História’ com fotos de Evandro Teixeira acontece de 14 de janeiro a 17 de fevereiro

Foto memorável do repórter fotógrafo Evandro Teixeira
O Centro Cultural Sesi promove, de 14 de janeiro a 17 de fevereiro, a exposição “Os Olhos da História”, com fotos de Evandro Teixeira, considerado o maior fotojornalista brasileiro de todos os tempos e um dos maiores do mundo na área. Fotógrafo do Jornal do Brasil na época da ditadura militar, ele capturou registros poéticos de um período em que ser jornalista e registrar a história era uma aventura.
Além disso, seus flagras de personagens ilustres do último século são relíquias da fotografia brasileira. O autor dos livros fotográficos “Canudos, 100 anos”, “68 Destinos/Passeata dos 100 mil”, e das fotografias de “Vidas Secas”, teve sua vida e obra retratada em um documentário, “Evandro Teixeira: Instantâneos da Realidade”, o qual será exibido no Espaço Cultural Sesi, no dia 14 de janeiro, às 20 horas, juntamente com um bate-papo com o fotógrafo e lançamento da exposição. A entrada é gratuita.
Na exposição, poderão ser vistas 22 fotografias, dentre elas a clássica do trio Tom Jobim, Chico Buarque e Vinícius de Moraes, juntos após uma festa. Oscar Niemeyer e sua obra, Rainha Elizabeth, Ayrton Senna, Papa João Paulo II, dentre outros estarão nessa exibição, que tem entrada franca. Seu talento rendeu homenagens de ícones da cultura brasileira, como Carlos Drummond de Andrade e Chico Buarque.
Premiado internacionalmente, Evandro Teixeira é incluído na Enciclopédia Suíça de Fotografia, onde estão registrados os maiores fotógrafos do mundo. Suas fotos fazem parte dos acervos do Museu de Belas Artes, Zurique, Suíça; Museu de Arte Moderna La Tertulha, Cali, Colômbia; Masp, São Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Museu de Arte Contemporânea de São Paulo.
A presença do fotógrafo em Alagoas é uma oportunidade única para conhecer a simpatia e irreverência que marcam seu caráter, bem como escutar as histórias de quem registrou por suas lentes os mais importantes momentos de nosso país e do mundo no último século.

Deixe o seu comentário