23/12/2013 16h36

Embaixador da China demonstra interesse em setor açucareiro em visita a Alagoas

Em reunião no Sindaçúcar, Li Jinzhang afirmou que pretender estreitar relações econômicas com o estado

  

Presidente do Sindaçúcar Pedro Robério e o embaixador da China Li Jinzhang em reunião com os empresários do setor sucroalcooleiro

O presidente do Sindicato da Indústria e do Álcool de Alagoas (Sindaçúcar), Pedro Robério Nogueira, recebeu na manhã da última sexta-feira a visita do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang. Acompanhado de representantes de empresas de energia e petróleo chinesas, o embaixador veio a Alagoas com o objetivo de estreitar relações econômicas entre o Estado e a Ásia.

Durante reunião na sede do Sindaçúcar, Li Jinzhang afirmou que já existe uma cooperação comercial entre Alagoas e a China, mas o objetivo maior é estreitar essa relação. “Alagoas é um Estado pequeno, mas conhecemos seu potencial na produção açucareira e sabemos que 62 % da produção de cana no Brasil é oriunda de pesquisas realizadas em Alagoas. Acredito que essa união irá trazer fortalecimento para ambos os lados”, ressaltou o embaixador.

No encontro, Li Jinzhang apresentou vasto conhecimento sobre a atividade da cana em Alagoas, o que deixou Pedro Robério animado sobre a possibilidade de um intercâmbio comercial. “O embaixador veio bem pautado, com perguntas sobre a agroindústria local, etanol de segunda geração e mercados externos, e isso mostra que os chineses têm interesse em nosso potencial econômico”, disse o presidente do Sindaçúcar.

Para Pedro Robério, a visita teve o objetivo maior que apenas a compra da produção de açúcar. “Como também são produtores, acredito que eles também querem fazer um intercâmbio de tecnologias. Para a atividade alagoana, que agora trabalha em busca de crescimento, esse fato é muito salutar em virtude de um rescaldo da seca que presenciamos”, concluiu Robério.

A China é um país com economia aberta e o maior parceiro comercial e maior consumidor de açúcar do Brasil. Grande parte da produção de açúcar brasileira vem de Alagoas, considerado o maior produtor de açúcar e etanol do Nordeste.

Visita

A comitiva chinesa também visitou a Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas (CRPAAA), localizada no bairro de Jaraguá. Além de participar de uma reunião com os dirigentes das duas entidades que representam o setor sucroenergético alagoano, o embaixador chinês foi recepcionado pelo governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho.

Após o encontro com as lideranças do setor e o chefe do poder executivo alagoano, Li Jinzhang visitou a usina Caeté, em São Miguel dos Campos, onde conheceu de perto o processo para a produção de açúcar e etanol.

TAGS:

Deixe o seu comentário