21/11/2013 7h58

Projeto de Florianópolis vence o concurso Casa PVC Braskem

O vencedor assinará contrato com a Braskem para construção do modelo de casa sustentável ainda em 2014

 

Cheque de R$ 10 mil entregue ao vencedor

O projeto vencedor é de autoria do arquiteto André Fornari, residente na cidade de Florianópolis. Ele recebeu 10 mil reais e terá seu projeto executado em 2014. A casa será erguida na PVC Alagoas e será aberta a visitação. O segundo lugar foi para um projeto de São Paulo, de João Paulo Meirelles, que recebeu 5 mil reais de premiação. O arquiteto Paulo Victor Almeida, também de São Paulo, ficou com o terceiro lugar, com um prêmio de 3 mil reais. O Júri decidiu também conceder uma menção honrosa para o projeto do cearense, Igor Lima Ribeiro.

O Concurso Público Nacional de Arquitetura, lançado pela Braskem e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), propôs a elaboração do projeto de uma casa cujos elementos construtivos fossem prioritariamente os plásticos, e em especial o PVC. A ação fez parte das comemorações de aniversário da unidade de PVC em Alagoas, inaugurada em 1988. Um dos objetivos foi dar visibilidade para novas tecnologias aplicadas na construção civil, incorporando  os conceitos de habitação sustentável global. A solenidade aconteceu na terça-feira, 18 de novembro, no restaurante Picuí Maceió.

A premiação teve início com a apresentação do Gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, fazendo uma retrospectiva das etapas do concurso. Em seguida, Rafael Tavares, Presidente do IAB/AL, comentou sobre os trabalhos vencedores e os critérios utilizados na avaliação, como qualidade dos desenhos, escalas, informações complementares constantes nos memoriais descritivos e croquis. Finalizando, Marco Aurélio Campêlo, Gerente de Produção da unidade de PVC, ressaltou a importância da utilização do Concreto de PVC como matéria prima para o projeto, configurando-se como o grande diferencial no atendimento de requisitos como durabilidade e conforto térmico, sendo ainda um material reciclável.

Concorreram à premiação 44 trabalhos inscritos de 15 estados brasileiros, dentre eles Alagoas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Acre, Ceará, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e Sergipe. Estiveram presentes na solenidade, realizada no Restaurante do Picuí, nomes da arquitetura alagoana e autoridades como Marcos Vieira, superintendente do SEBRAE – AL, Mario Aloísio Melo, Superintendente do IPHAN-Alagoas, Leonardo Bittencourt  professor da (UFAL), Eduardo Setton, Secretário de Tecnologia e Inovação do Estado de Alagoas e Leonardo Simões , Diretor Comercial da Gazeta de Alagoas.

As informações sobre o projetos vencedores estão disponíveis no site: casapvcbraskem.iabal.com.br

TAGS:

Deixe o seu comentário