25/10/2012 8h47

Presidente da Codevasf visita hoje os perímetros irrigados de Boacica e Itiúba

Perímetros irrigados de Boacica e Itiúba produzem 85,5 mil toneladas de alimentos

Agricultor plantando arroz no perímetro irrigado de Boacica

Ludmilla Duarte/Codevasf

Os perímetros irrigados de Boacica e Itiúba, em Alagoas, cultivados em larga maioria por agricultores familiares, serão visitados na manhã desta quinta (25) por Elmo Vaz, presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), responsável pelos projetos.

A visita, que será acompanhada pelo diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Guilherme Almeida, o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, José Augusto Nunes, e o superintendente da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, incluirá ainda uma ida ao Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aqüicultura de Itiúba.

O perímetro irrigado de Boacica está situado entre os municípios de Igreja Nova e Penedo e reúne cerca de 4,9 mil hectares, sendo 2,7 mil hectares irrigáveis explorados exclusivamente por agricultores familiares, com destaque para a rizicultura. Em 2011, esse perímetro registrou uma produção de 77,6 mil toneladas de alimentos.

Já o perímetro irrigado de Itiúba fica no município de Porto Real do Colégio e reúne cerca de 2 mil hectares, sendo 890 irrigáveis. Predomina a cultura de arroz – que corresponde a mais de 90% dos alimentos produzidos no perímetro -, seguida de cana-de-açúcar, piscicultura intensiva e fruticultura. Em 2011, esse perímetro registrou a produção de aproximadamente 7,9 mil toneladas de alimentos.

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba é operado em parceria com Ministério da Pesca e Aquicultura, Universidade Federal de Alagoas, Embrapa e governo do estado. Localizado em Porto Real do Colégio,          o Centro é responsável, entre outras atividades, pela produção de alevinos com os quais são realizados os peixamentos de açudes públicos, rios e outros mananciais situados na área de atuação da Codevasf.

Deixe o seu comentário