08/10/2014 13h26

Procon orienta consumidores para recalls de acessórios de veículos e de chupetas infantis

Recall é fundamental para a substituição de peças defeituosas e para a segurança dos automóveis

Proprietários de veículos devem estar atentos às convocações para os recalls

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor em Alagoas (Procon) convoca os consumidores para os recalls (chamamento gratuito) de acessórios automobilísticos e cabos de alimentação de eletrônicos de algumas empresas concessionárias em Maceió, além de chupetas infantis.

Um deles é o da empresa Honda Automóveis do Brasil, que convoca os proprietários dos modelos  Honda CR-V, ano/modelo 2012; Honda Civic, ano/modelo 2012 a 2015 e o Honda Accor, 2003; para a substituição do insuflador do air bag.

O recall é necessário porque foi verificado pela empresa que o insuflador do sistema de retenção suplementar poderá apresentar expansão com intensidade acima do previsto e ocasionar rompimento da estrutura do insuflador, permitindo  a projeção de fragmentos metálicos  no interior do veículo e causar incêndios. Pode ocasionar ainda lesões fatais aos ocupantes e terceiros. Os adquirentes dos veículos devem procurar a concessionária para maiores esclarecimentos.

Regulagem elétrica

O Procon avisa ainda que os consumidores da empresa General Motors do Brasil LTDA que adquiriram o Chevrolet Camaro, modelo 2011, fabricados entre 20/07/2010 a 24/06/2011, devem substituir o pino da articulação do mecanismo regulador de altura dos bancos dianteiros.

Foi constatada a possibilidade de soltura do pino (parafuso) de articulação do mecanismo regulador de altura dos bancos dianteiros que podem perder a sustentação do assento e da função de regulagem elétrica de altura. A empresa explica que, com isso, pode causar a movimentação involuntária do banco do motorista e comprometer a dirigibilidade do veículo com risco de acidentes e lesões graves ao motorista, ocupantes e terceiros.

O recall é necessário também para os clientes da empresa Renault do Brasil LTDA proprietários do Master Minibus 16 lugares, produzidos entre 01/11/2012 a 03/07/2014, para substituir o suporte dos bancos do passageiros. Foram encontradas fissuras no suporte do banco, que com o transcurso de tempo e utilização poderá quebrar o suporte. O defeito poderá gerar ainda lesão aos ocupantes passageiros que estiverem nos bancos.

Já os consumidores da empresa Mercedes-Benz do Brasil LTDA, proprietários dos veículos Smart Fortwo Turbo Cabrio e MHD  Coupé, fabricados entre agosto de 2010 e junho de 2014, para realizar reparos no cabo elétrico da válvula de calefação interna. O desgaste interno da peça pode provocar eventual curto circuito na fiação elétrica e ocasionar em incêndio. O defeito pode provocar danos físicos aos ocupantes do veículo e terceiros.

O chamamento também está sendo feito pela empresa Hewlett Packard Brasil LTDA que convoca os adquirentes do cabo de alimentação de energia modelo LS-15, produzidos entre agosto e outubro de 2010, para realizar substituição do produto. O fósforo vermelho (Red P), material retardador de chama utilizado durante o processo de moldagem do dispositivo de ligação, pode resultar na deterioração da propriedade de isolamento do conector ao longo do tempo e o cabo de alimentação superaquecer e provocar incêndio e queimaduras.

 

Chupetas

O Procon informa também que a empresa Lillo do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Infantis LTDA realiza campanha de chamamento para recolher o produto Chupeta Lillo Funny Coleção Bichos Ortodôntica – tamanho 2, código 670110, para realizar a substituição.

A chupeta não passou nos ensaios de fervura e tração de acordo com o procedimento de Tração Vertical da ABNT NBR 100334:2003. Assim, o produto pode ter suas peças separadas, gerando partes pequenas que podem ser engolidas, ocasionando risco de engasgamento das crianças.

TAGS:

Deixe o seu comentário