30/10/2012 13h25

Proprietários de veículos têm até quarta para pagar IPVA

Prazo serve para automóveis com placas de final 7 e 8, cota final, e 9 e 0, segunda parcela

Segunda parcela de carro com placa final 9 vence nesta quarta-feira

Victor Costa/Sefaz

Atenção proprietário de veículos! O prazo para quitar a terceira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com placa de final 7 e 8 encerra nesta quarta-feira (31). O prazo também vale para o pagamento da segunda prestação dos automóveis com placa de final 9 e 0.

O pagamento pode ser feito em casas lotéricas, agências bancárias ou nos Postos Fiscais de Fronteira. Aqueles que perderam ou não receberam as vias de cobrança pelos correios podem fazer a impressão no site da Secretaria de Estado da Fazenda (www.sefaz.al.gov.br) ou através do link direto: http://apl03.sefaz.al.gov.br/ipvaonline/. Para obter a guia, basta informar os números do Renavam e da placa do veículo.

Vale lembrar que, além de não poder fazer o licenciamento anual, o automóvel com IPVA atrasado fica impedido de circular, sob pena de apreensão em operações promovidas pela Fazenda Estadual, pela Polícia Militar e por agentes de trânsito. Os veículos que recolhidos e que ficam a mais de 90 dias no depósito correm o risco de ir a leilão público.

O cálculo do IPVA é feito com base em estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que apura o valor venal do veículo, preço de venda, sem considerar a valorização ou desvalorização do mercado.

Já a alíquota utilizada, que em Alagoas varia de 1 a 2,5%, é fixada por cada unidade federativa. Do total arrecadado com o pagamento do tributo, 50% é destinado ao governo estadual e a outra metade é encaminhada ao município onde o veículo foi emplacado.

TAGS:

Deixe o seu comentário