26/07/2018 12h19

Palestra sobre eSocial reúne cerca de 200 pessoas no Senar/AL

Instituições da administração financeira do Brasil, como Receita Federal, Caixa Econômica, Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Ministério do Trabalho e o INSS foram parceiras no evento.

Palestrante Alex Oliveira abordou os seguintes temas: FGTS, INSS e Receita Federal.

O Sernar/AL realizou na quarta-feira, no auditório da instituição, um ciclo de palestras com técnicos e profissionais de contabilidade, produtores rurais e chefes de departamento de contabilidade para explicar as mudanças do sistema de informações trabalhistas, enviados através do eSocial.

As instituições da administração financeira do Brasil, como Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Ministério do Trabalho e o INSS foram parceiras no evento.

O presidente da Faeal e do Conselho do Senar/AL, Álvaro Almeida, explicou que as palestras foram uma oportunidade para que as pessoas que lidam diretamente com a área de recursos humanos dos trabalhadores rurais possam entender esse novo sistema.

“É preciso se enquadrar nesse novo formato de envio das informações trabalhistas e previdenciárias, para não sofrer penalidades. Foi importante trazer esses parceiros aqui. Nossa preocupação é sempre voltada para qualificação dos produtores e trabalhadores. Já tiramos dúvidas sobre o endividamento rural e agora sobre o eSocial”, atentou Almeida.

Entre as palestras, foram abordados temas sobre o FGTS, o INSS e a Receita Federal. O palestrante Alex Oliveira, que é auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho, afirmou que o eSocial está vindo para simplificar o sistema nacional de envio de informações das empresas e seus empregados.

“O eSocial veio como uma nova forma de transmitir toda parte de trâmites trabalhistas e previdenciários. É um sistema inovador porque as informações enviadas para diversos órgãos hoje podem ser enviadas de uma única forma e os  órgãos terão acesso a elas. Vai ser mais rápido e prático e altamente segura”, atentou o auditor.

Foram realizadas 200 inscrições para o ciclo de palestras. O administrador da usina Capricho, que hoje possui cerca de 150 trabalhadores empregados, participou do evento. “O sistema precisa ser detalhado para que não haja falhas. Com esse sistema tudo será realizado de forma padronizada. Na usina, ainda estamos na fase de cadastro dos trabalhadores e dentro do prazo estabelecido vamos começar a usar o eSocial”, afirmou.

TAGS:

Deixe o seu comentário