21/01/2016 10h08

Renan Filho passa a fórmula para Minas Gerais e Rio de como avançar na gestão pública nesse momento de crise

Reunião com governadores do Centro-Sul, em Belo Horizonte, teve como objetivos abordar soluções para amenizar o endividamento dos estados

Renan Filho participa de reuniões com governadores Pezão, do Rio de Janeiro, e Fernando Pimentel, de Minas Gerais

Agência Alagoas

O governador Renan Filho deu a fórmula de como colher avanços em meio à crise, durante encontro com os governadores Fernando Pimentel, de Minas Gerais, e Luiz Fernando Pezão, do Rio de Janeiro.

Nesta quarta-feira (20), no Palácio da Liberdade, na capital mineira, os três gestores sentaram para propor um pré-projeto que possa dar um tratamento justo às dívidas dos estados com a União.

Em suas redes sociais o governador alagoano listou as iniciativas que deram certo em Alagoas e proporcionaram, entre outras benesses, a contratação de pessoal, cessão de aumentos aos servidores e o melhor desempenho fiscal do país no exercício do primeiro quadrimestre de 2015.

“Além de tratar sobre a renegociação da dívida dos estados com a União, trocamos experiências sobre como temos enfrentado a crise. Em Alagoas, reduzimos o número de secretarias, o número de cargos comissionados, gastos com telefonia, carros, internet e revisamos todos os contratos. Cortar os excessos é uma tarefa permanente”, defendeu Renan Filho.

Conforme a Agência Estado, no dia 28 de dezembro, em Brasília, governadores de 10 estados e do Distrito Federal se reuniram com representantes do governo federal para tratar do assunto. Na ocasião, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, pediu aos três governadores que se reunissem para elaborar uma pré-pauta para o encontro de 1º fevereiro, onde uma nova rodada de debates acontece.

Após o encontro desta quarta-feira, o governador anfitrião pontuou a oportunidade como uma chance para troca de experiências, levando em consideração as dificuldades que cada um enfrentou.

Renan Filho, por exemplo, foi o único governador a assumir o mandato com o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estourado. Entretanto, a duras penas, conseguiu retomar obras importantes, como adutoras, construção de escolas, estradas e hospitais.

“Trocamos experiências sobre iniciativas para reduzir gastos e enfrentar a crise financeira que os estados estão passando”, afirmou o governador de Minas Gerais. Segundo Pimentel, eles também conversaram sobre a pauta da reunião marcada para dia 1º de fevereiro entre os governadores e o Governo Federal. “Uma readequação pode até ser feita, mas ainda não temos uma posição”, alegou Pimentel, referindo-se ao encontro do próximo mês.

 

Antes de viajar, o governador Renan Filho comentou seu papel no encontro e já se manifestou sobre o que pensa. “Precisamos apresentar ao Governo Federal uma proposta que permita que os estados alonguem o perfil da dívida, o que significa reduzir a parcela e investir os recursos dessa redução em infraestrutura, melhoria na qualidade de vida das pessoas, em ação social, em trabalho que permita ao cidadão alagoano, em tempo de crise, ter mais facilidade em levar sua vida”, recorda o gestor alagoano.

TAGS:

Deixe o seu comentário