24/12/2016 16h28

Seis escolas vão participar da Feira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo

Evento é a maior vitrine de jovens cientistas do País

Estudantes compartilham conhecimentos com representantes de outros estados

Agência Alagoas

Seis escolas da rede pública estadual tiveram projetos selecionados para participar da Feira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace/USP), maior vitrine de jovens cientistas do país.

Ao todo, Alagoas teve oito trabalhos finalistas no evento: além das unidades de ensino da rede estadual, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Sesi completam a lista de finalistas. A Febrace acontece de 21a 23 março de 2017 na Escola Politécnica da USP, em São Paulo.

A secretária adjunta da Educação, Laura Souza, comemora o resultado e destaca a importância da participação de alunos e professores em um evento do porte da Febrace. “Como Seduc, procuramos sempre estimular a participação de nossos alunos e professores em feiras como esta, pois proporcionam um intercâmbio muito rico”, diz.

Laura Souza também aponta ações realizadas pela Seduc para o fortalecimento do ensino de ciências, a exemplo da implantação de laboratórios de robótica em 50 escolas, ampliação da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) e a destinação de carga horária específica para laboratórios de robótica e ciências.

“A partir de 2017, teremos 100 bolsistas de iniciação científica jr. financiados pela Seduc, algo inédito em Alagoas. E a perspectiva é aumentar ainda mais esse número”, adianta Laura Souza.

Reconhecimento

 Os professores que tiveram seus projetos selecionados ressaltam a importância da participação na feira.

“Saber que conseguimos duas dentre as 100 vagas ofertadas pela Febrace para todo o país é algo incrível. É algo que, por si só, já é uma premiação, pois se trata de uma seleção bastante rigorosa”, afirma Nadja Souza, orientadora dos projetos de Lagoa da Canoa e Arapiraca. Veterana da feira, Nadja já participou de seis edições do evento, tendo sido premiada em 2009 e 2012.

Outro veterano da feira é o professor Jenivaldo Lisboa, da Escola Muniz Falcão, de Cacimbinhas. “Estamos muito felizes, pois a Febrace oportuniza que o Brasil conheça os avanços que a educação alagoana vem conquistando no ensino de ciências”, destaca.

TAGS:

Deixe o seu comentário