04/12/2014 11h34

Rede estadual recebe 200 novos laboratórios de matemática

Novos equipamentos ajudam no aprendizado e na interação entre professores e estudantes

Laboratórios de Matemática chegam a rede estadual

Professores de Matemática e técnicos das 15 Coordenadorias Regionais de Educação (Cres) e da Administração Central participaram nesta quarta-feira (03), no auditório da Escola Estadual José da Silveira Camerino, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), da capacitação “Utilização de materiais concretos e laboratório de Matemática”.

O objetivo é orientá-los quanto às inúmeras práticas e conteúdos disponíveis nos 200 laboratórios de Matemática que serão disponibilizados ainda este mês pelo Governo do Estado, a partir da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) a 200 escolas de Ensino Médio da rede estadual.

Com o propósito de preparar os profissionais para utilização dos laboratórios, a formação organizada pela Superintendência de Gestão da Rede (Suger), foi ministrada por profissionais da Editora Viva Tecnologia Educacional, responsável pelos laboratórios, apresentando desde a aplicação da metodologia, os materiais manipulativos em sala de aula, bem como todos os produtos disponibilizados voltados para conteúdos como Geometria, Trigonometria e Álgebra, amplamente trabalhados no Ensino Médio.

Metodologia - Para a diretora pedagógica da editora, Talita Guimarães, especialista em Estatística, a exploração do material ampliará as possibilidades de suas práticas, além da participação e aprendizagem dos alunos.

“Com os laboratórios de Matemática, os professores poderão trabalhar conceitos matemáticos em materiais concretos. Além de conhecê-los, esta capacitação pretende ampliar a visão prática do professor. O material permite um leque vasto de opções de trabalhos”, declara.

Utilizando uma metodologia dialógica sobre o material do laboratório, o curso pretende instigar os professores a ampliar a percepção das múltiplas possibilidades de cada material. É o que declara Ubiratan Arrais, mestre em Educação Matemática e um dos formadores do curso. “Pretendemos instrumentalizar para o uso e além do uso. Trata-se de uma capacitação para ampliar a visão dos professores. Vamos explorar todo o conjunto matemático disponível: jogos matemáticos, sólidos geométricos, probabilidades, cálculos matemáticos de forma lúdica. Cabe ao professor, sempre que possível, mostrar ao aluno essa Matemática possível de manipular”, explica.

 

Aplicação em sala de aula - Para a professora de Matemática da Escola Estadual João Francisco Soares, de Olho D’Água do Casado, pertencente a 11ª CRE – de Piranhas, Ednéia Siqueira de Oliveira, escolhida pela CRE para ser a multiplicadora da formação na região, a aplicabilidade do lúdico e novas técnicas para a compreensão da Matemática, título da sua dissertação de mestrado e foco desta formação, é uma das formas mais inteligentes e atraentes para trazer o conteúdo matemático aos seus alunos.

Informando como desenvolve suas experiências em sala, ela acredita que a formação e o laboratório de Matemática vão otimizar ainda mais suas aulas.

“Apesar de já trabalhar com experiências, pois já trouxe o mercado, o banco, a feira e a culinária para a sala de aula, desenvolvendo conteúdos como porcentagem, juros, frações, tempo e volume. Sempre mostrei ao aluno como a Matemática está presente em seu cotidiano. A formação vai aumentar meu conhecimento, porque o desafio maior para os professores do Ensino Médio é trabalhar a Matemática com materiais concretos, os conteúdos abordados nos livros didáticos, abordados hoje aqui”, avalia.

Laboratórios de Matemática - Para Talita Guimarães, a exploração do material ampliará as possibilidades de práticas, além da participação e aprendizagem dos alunos. O Governo do Estado, a partir da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), disponibilizará, ainda este mês, 200 laboratórios de Matemática para escolas de Ensino Médio da rede estadual. Será um espaço exclusivo, composto por um armário matemático com dezenas de jogos, materiais sólidos e manuais de instrução.

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