05/09/2016 21h05

Emater e Seades integram ações em prol da inclusão produtiva

Gestores dos dois órgãos reuniram-se na sede da Secretaria, para dar continuidade às discussões do projeto-piloto, que será implantado em Murici

Inclusão social tende a virar negócio inclusivo

 

Trabalhar a inclusão produtiva, por meio da convergência de ações entre as pastas do Governo do Estado, é uma das propostas da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) para o Plano Estadual de Inclusão Socioprodutiva, com base no plano nacional, desenvolvido em Alagoas pela Seades.

Os gestores dos dois órgãos reuniram-se nesta segunda-feira (5), na sede da Secretaria, para dar continuidade às discussões do projeto-piloto, que será implantado em Murici.

“A Emater vai apresentar metodologias que possibilitem fortalecer as famílias com geração de renda a partir da inclusão produtiva”, destaca o diretor-presidente da Emater, Carlos Dias.

De acordo com Dias, os programas que atuam na inclusão produtiva já trabalhados pelo Instituto, como o Programa Brasil Sem Miséria (PBSM), Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e Programa de Organização Produtiva Mulheres Rurais, terão suas metodologias serão adaptadas para o Plano Estadual de Inclusão Socioprodutiva.

“O que nos une é a possibilidade de convergir ações, entre mapeamento, organização, planejamento para operacionalizar esse plano”, explicou o presidente da Emater.

Para o secretário da Assistência e do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, é importante que as pastas que atuam com o segmento da inclusão produtiva, busquem a intersetorialidade para potencializar as ações oferecidas pelo Governo do Estado à população.

“A inclusão produtiva é um tema nacional e contemporâneo. Aqui em Alagoas são investidos quase R$ 1 bilhão no Bolsa Família, com 400 mil famílias beneficiadas. Não podemos imaginar que daqui a 15 anos o programa ainda esteja existindo. Por isso a pauta inclusão social produtiva é essencial. Ela é a migração para um mercado inclusivo, para negócios sociais dentro desse mercado e isso se faz com convergência”, destacou o secretário.

Segundo Pinaud, o Plano Nacional de Inclusão Produtiva, junto a uma análise elaborada pela Seades sobre a importância da convergência de ações foi encaminhando para as Secretarias de Agricultura; de Desenvolvimento Econômico e Turismo; de Meio Ambientes e Recursos Hídricos; Emater; e o Gabinete Civil.

Deixe o seu comentário