28/03/2016 9h29

Projeto Robótica nas escolas da rede estadual atraem estudantes das escolas de ensino médio

Aula inaugural acontece hoje no Hotel Best Western Premier

Projetos de robóticas estaduais ganharam repercussão em eventos da área

Agência Alagoas

Aposta na tecnologia como um dos alicerces na busca por uma nova Alagoas na Educação Pública. Esse é um dos nortes que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove, a partir deste ano, com o projeto Robótica para escolas de Ensino Médio da Rede Estadual. A aula inaugural acontece na próxima segunda-feira (28), no Hotel Best Western Premier (antigo Radisson), na Pajuçara, a partir das 14h. Ao todo, 50 escolas estaduais foram contempladas com a iniciativa, que visa propiciar ao aluno um contato mais precoce com a ciência e a tecnologia e  troca de conhecimentos e conteúdos entre diversas disciplinas.

Professores, coordenadores pedagógicos, diretores e gerentes das 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) e técnicos da Seduc participarão do evento. Na programação, uma palestra sobre o ensino de robótica nas escolas ministrada pelo professor e diretor de Integração com o Ensino da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Espírito Santo (UFES), José Ballester Julian Júnior.

Referência em projetos de robótica na rede estadual, alunos e professores das escolas estaduais Ana Lins, de São Miguel dos Campos, e Edmilson Pontes, de Maceió, também apresentarão os seus respectivos trabalhos, os quais já ganharam repercussão em eventos da área.

Para o Secretário da Educação, Luciano Barbosa, investir nesta área é de suma importância. “O uso da robótica, além de trazer as novas tecnologias para a sala de aula, torna o ensino mais atraente e instigante, fazendo o aluno vivenciar a aprendizagem com a realidade do cotidiano”, declarou.

Formação

De acordo com a Supervisora de Práticas Pedagógicas e Organização do Currículo Escolar, Terence Coelho, formações continuadas serão realizadas durante todo o ano para os docentes que atuarão no projeto. A primeira tem início na terça-feira (29) e prossegue até 1º de abril, no auditório da Escola José da Silva Correia Titara, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa). Na ocasião, serão capacitados 100 professores das disciplinas de matemática e física.

Ainda segundo Terence, coordenadores pedagógicos das 50 escolas contempladas pelo projeto também serão capacitados, na quarta-feira (30), no auditório do Centro de Formação Continuada Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Cepa.

“Nos dias 29 e 30, haverá uma formação com os professores das Gerências do interior, exceto a 12ª, que participará nos dias 31 e 1°, junto com professores da capital. A formação de todos coordenadores pedagógicos acontecerá no dia 30, no auditório do Cenfor”, explicou.

Laboratórios

A Seduc já deu início à entrega dos laboratórios para as escolas contempladas com o projeto. Os laboratórios são compostos por um armário e quatro kits com peças e placas para construção de diversos projetos. As primeiras a receber os kits serão as 14 escolas de ensino integral e as três unidades educacionais com jornada ampliada: Afrânio Lages, Princesa Isabel e Edmilson Pontes, todas na capital.

 

Deixe o seu comentário